A 25ª ABF Franchising Expo aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo, do dia 15 ao dia 18 de junho de 2016, e o Mapa das Franquias acompanhou de perto o evento.
A feira promovida pela Associação Brasileira de Franchising passou, a partir deste ano, a integrar a ABF Franchising Week, uma semana composta por seis eventos para proporcionar ao público interessado uma verdadeira imersão no universo do franchising.
A feira teve trouxe ao público neste ano 400 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, incluindo estandes de países como Estados Unidos, a Argentina e até do Japão, que esteve pela primeira vez no País em uma missão empresarial representante o seu franchising.
Não é por acaso que o evento é considerado a principal vitrine de um setor que registrou um crescimento nominal de 7,6% no primeiro trimestre deste ano. Os números atestam sua relevância e sucesso: a ABF Franchising Expo teve 65,5 mil visitantes nesta edição, 4% a mais do que em 2015.
Novata na feira: a experiência da Outer Shoes
A Outer Shoes, rede de calçados femininos e masculinos que tem 21 lojas também estava na feira em sua primeira participação no evento. Buscando fugir das das tendências da moda seguidas pela maioria das marcas de calçados, a Outer Shoes tem conquistado um público fiel nas classes A e B.
Atualmente, ela está presente nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Conversamos com Felipe Lamin, diretor de expansão da Outer Shoes, para saber quais foram suas primeiras impressões sobre a ABF Expo e como sua presença no evento por impactar os planos futuros da marca. Confira.
Mapas das Franquias: Segundo a assessoria, a Outer Shoes tem planos de expansão para o nordeste e São Paulo. Como a presença na ABF Expo contribuiu para essa expansão?
Filipe Lamim: Recebemos muitos interessados de São Paulo e alguns do nordeste durante a feira. Muitas pessoas interessadas em empreender e abrir uma franquia vão à feira para ver o que há no mercado. Acredito que nossa estratégia de levar para a feira um pouco do nosso ambiente de loja, ajudou a expor a essência do negócio a esses empreendedores. Isso possibilitou o início de muitas conversas que podem resultar em novos negócios nessas praças.
Mapas das Franquias: É possível crescer com crise e tudo? Qual a estratégia da Outer Shoes para superar as dificuldades econômicas e trazer mais franqueados para a rede?
Filipe Lamim: É possível crescer com crise sim. Acreditamos que a melhor forma de atrair novos franqueados e crescer, é tendo franqueados satisfeitos na rede. Nosso foco é dar suporte para nossos franqueados atingirem o melhor resultado possível, atendendo os clientes com excelência no ponto de venda. Isso mantém a rede saudável e resulta naturalmente em crescimento. Mesmo no atual cenário desafiador estamos crescendo 18% e esperamos terminar o segundo semestre com um crescimento de 30% em relação a 2015.
Um breve balanço do evento
Mapas das Franquias: Foi a estreia da Outer Shoes na Expo ABF. O que vocês esperavam e o que encontraram no evento? Qual a avaliação final?
Filipe Lamim: Nosso objetivo era tornar a marca mais conhecida entre as pessoas interessadas em empreender. Principalmente entre os empreendedores de São Paulo, onde a feira é realizada. Temos apenas uma loja na cidade de São Paulo e um potencial enorme de expansão, e por isso estamos buscando franqueados que se identifiquem com a marca para continuar expandindo em todo o estado de SP. A ideia era levar para a feira um stand diferente, um ambiente com nossa atmosfera de loja para que as pessoas entendessem o que é o nosso modelo de negócio – é mais fácil quando a pessoa está dentro “da loja” do que quando contamos como é. Acho que tivemos bastante sucesso – surgiram muitos interessados de todo o Brasil, e além disso nosso stand foi premiado pela ABF 3 vezes: design de stand, inovação e sustentabilidade.
Mapas das Franquias: Por favor, cite 3 (ou mais pontos fracos do evento) E também 3 (ou mais) pontos fortes da ABF Expo.
Filipe Lamim: Havia grande variedade de expositores tanto em relação ao segmento de atuação quanto à necessidade de investimento para a abertura. Além disso a qualidade das franqueadoras que estavam presente e dos stands surpreendeu positivamente. Esperamos estar presentes e contribuir para o franchising nacional nas próximas edições.
De volta ao começo: o desafio da Contém 1g
A Contém1g atua no segmento de maquiagem há mais de 10 anos utilizando tecnologia para atender aos desejos da mulher contemporânea, relançado sua beleza e mudando sua forma de se relacionar com o mundo. Com mais de 400 produtos e 200 pontos de venda, a marca também oferece serviços diferenciados como os Cursos de Auto maquiagem.
Com tanta inovação, surpreende um pouco que a marca retome uma forma de comercialização de seus produtos que estava presente no início de sua trajetória.
Conversamos com Joelma Francisco, gerente de expansão sênior da Contém 1g para entender a estratégia e registrar seus comentários sobre a ABF Expo.
Mapas das Franquias: A franqueadora faz uma espécie de “volta às origens” com um modelo reduzido e venda porta a porta. Como isso afeta os franqueados atuais? E como a ideia foi recebida na Expo ABF?
Joelma Francisco: Foi recebido pela maioria da rede com grande expectativa. Além de ser um canal em que muitos tem experiência, o crescimento promissor da VD, principalmente na área de cosméticos, propicia a rede mais um meio de vendas.
Quanto aos novos na feira, a ideia foi muito bem recebida, principalmente por se tratar de um investimento mais acessível com possibilidades de grandes ganhos.
Mapas das Franquias: O novo modelo da Contém 1 é o bastante para enfrentar a crise? Quais as projeções para a rede até o fim do ano e nos seguintes? É possível se expandir e vencer o desafio econômico?
Joelma Francisco: A área de cosméticos, mesmo em cenário de crise, é uma área que projeta crescimento. A intenção do modelo é viabilizar o crescimento da marca, inclusive em cidades pequenas. Estamos trabalhando com o número de 100 aberturas do novo modelo até o final do ano e desenhamos um plano de expansão com mais de 1.500 oportunidades a médio e longo prazo.
E qual a avaliação final?
Mapas das Franquias: Qual a avaliação desta edição da Expo ABF em relação às anteriores? Quais expectativas foram atendidas e quais não foram?
Joelma Francisco: A feira nos surpreendeu muito quanto a qualidade de perfil dos investidores. Pessoas envolvidas no franchising, franqueadas de outras marcas buscando novas oportunidades de negócio, perfis otimistas e engajados. Essa era justamente a expectativa da marca. Encontrar possíveis novos parceiros, motivados a trabalhar e com visão positiva do futuro.
Mapas das Franquias: Por favor, cite 3 (ou mais pontos fracos do evento) E também 3 (ou mais) pontos fortes da ABF Expo.
Joelma Francisco:
Fortes:
– Publico direcionado;
– boa localização do nosso espaço;
– Possibilidade de fechamento de negócios.
Fracos:
– O sábado atrai mais curiosos do que interessados, e de todas as feiras que participamos, esse ano foi o sábado mais “fraco”;
– Desmontagem da FISPAL no pavilhão ao lado, no sábado, gerou muito desconforto, poeira, barulho, odores fortes. A poeira inclusive, danificou nosso expositor de produtos.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito