Desafios da expansão de uma rede de franquias de Construção Civil e benefícios que a área – que cresce constantemente! – traz ao franqueado

Por Shirleine Diniz, Executiva de Expansão da Pinta Mundi Tintas.

Assumir a gestão da expansão de uma marca de franquias é um desafio, ainda mais se você for mulher e o setor for o de Casa & Construção.

Foi assim que me vi, após experiências bem-sucedidas nos setores de Educação e Beleza: mostrando a candidatos extremamente qualificados que ser franqueado de uma loja de tintas é muito mais vantajoso e menos complexo que estar à frente, por exemplo, de uma marca de calçados, roupas, perfumaria ou cafeteria – principalmente se esses negócios estiverem instalados em shoppings. Os candidato se encantavam com a facilidade e baixa complexidade da operação e no fato de não trabalharem em boa parte do final de semana, uma vez que, lojas de tintas operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13h – horário muito melhor que o exigido pelos shoppings.

Conheci a Pinta Mundi Tintas em 2019, fiquei apaixonada pelo fato de o negócio ser simples: o franqueado compra tintas direto da fábrica, o dimensionamento do estoque é feito para alto giro de produtos com validade de aproximadamente três anos, o que torna a operação descomplicada.

Na época, a marca tinha três unidades franqueadas e estava havia 20 dias de se apresentar na maior feira de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo, em São Paulo. Foi uma correria, tinha muitas decisões e alinhamentos a serem tomados, mas aqueles dias me mostraram todo o potencial da marca. Cadastramos mais de 600 interessados e fechamos seis novos contratos na feira. Em apenas dois anos, já chegamos a 72 unidades e estamos presentes em nove estados e mais de 30 cidades. E vem muito mais novidade por aí!

Em termos de faturamento, a rede vem superando as expectativas. Para se ter ideia, apenas no primeiro semestre de 2021, ampliamos em 77% este número, se comparado ao mesmo período do ano passado.

O que fizemos para crescer dessa forma? Uma das principais estratégias adotadas foi a escolha do perfil do candidato a franquia. Ter o espírito empreendedor e demonstrar vontade de crescer é fundamental para conseguir ter uma loja da Pinta Mundi Tintas. É preciso, claro, ter o capital para investir, mas o “brilho nos olhos” é determinante na hora de selecionar os futuros franqueados. Não é necessário ter experiência no varejo, mas pessoas proativas e que se identifiquem com nossos valores são as escolhidas. Nosso foco é ser a melhor rede de tintas do Brasil, para isso é importante que os franqueados estejam alinhados a esse propósito.

Por ser uma franquia de operação simples, o negócio muitas vezes chama a atenção de investidores, mas não é o que a franqueadora busca. Queremos ter pessoas, de fato, envolvidas em fazer o melhor para os clientes, apresentando soluções e oferecendo um atendimento de qualidade. O encantamento deste candidato é feito através do alinhamento de expectativas entre o candidato e a franqueadora, e da entrega detalhada das informações pertinentes ao modelo de negócios.

Antes de se tornar, de fato, um franqueado Pinta Mundi Tintas, os candidatos ainda passam por uma reunião final com o fundador da marca, Nassim Katri, onde são abordadas questões de caráter comercial, de concorrência e oportunidades. Nosso fundador faz questão de finalizar o processo e conhecer a fundo o perfil do novo franqueado e a região de interesse.

A expansão continua firme e forte, nossa equipe de consultores não para de crescer! Recebemos diariamente centenas de interessados de todo o Brasil. Muito em breve vamos chegar ao número expressivo de 100 lojas franqueadas, para no próximo ano estarmos presentes em todos os estados do País.

O que aconselho a quem quer ter um negócio rentável, sem abrir mão da qualidade de vida, é que conheça a experiência de nossos franqueados: os resultados são surpreendentes!