Para empreender não há segredo. Mas é necessário conhecer o mercado, seus pontos fortes e fracos, ter um planejamento para que o seu negócio consiga decolar e, claro, ter coragem para colocar uma ideia em prática. Sendo essa a principal característica de um empreendedor, afinal, é preciso ter atitude para dar o primeiro passo.
Eu comecei a empreender há mais de 15 anos, quando abri uma empresa de limpeza de veículos e, nesse meio tempo, ofereci aos meus amigos
uma assessoria na compra e venda de carros, para que a negociação fosse mais prática e justa. Fazendo esse serviço, vi o que o mercado precisava, adaptei e abri a minha própria franquia.
Nesses dois anos de funcionamento do grupo, pude perceber que o esquema não muda, os desafios para o empreendedor são os mesmos, mas trabalhar com franquias tem as suas vantagens. Dados divulgados pelo Sebrae mostram que a taxa de mortalidade de um negócio próprio é de 26% contra aproximadamente 3% em relação às empresas franqueadas.
Além da possibilidade do negócio dar certo, o franqueador que está começando garante um empreendimento de acordo com o mercado, ou seja, que foi testado e aprovado anteriormente, a franquia sabe qual é o perfil do cliente, os locais que podem trazer bons resultados e a imagem da empresa já está construída. E por receber o know-how através de treinamentos e manuais, as chances de sucesso são muito maiores.
Apesar disso, a jornada do empreendedor não é fácil e é importante estar ciente de que requer dedicação, pois não há sucesso sem trabalho. Lidar com a falta de conhecimento na sua própria área e não saber qual é o momento certo para deixar de planejar e partir para a ação são algumas das dificuldades que enfrentamos nesse meio.
A solução é simples: tem que se manter informado sempre. Para ser um bom empreendedor, você tem que ler muito, estudar os seus concorrentes, sejam eles nacionais ou estrangeiros, saber quais são as tendências do mercado para poder acompanhar, e também é interessante
ter afinidade com o setor.
O empreendedor de franquias também passa por dificuldades, como assumir as responsabilidades da gestão da empresa, treinar os funcionários, ter a possibilidade de longas jornadas de trabalho, calcular e correr riscos, mas mesmo com todas as tarefas e a chance de errar, o importante é não desistir, aprender e se adaptar. É bom ter em mente que falhar faz parte do processo de crescimento e garante uma empresa melhor.
Sobre Marcio Leitão – Fundador e CEO do Grupo BMZ
Marcio Leitão iniciou sua carreira profissional em 2005, quando adquiriu uma empresa de limpeza automotiva. Na gestão do estabelecimento se relacionou com revendas e concessionárias, o que o fez identificar um negócio de grande potencial financeiro. No entanto, sem capital suficiente para investir em um estoque de automóveis, passou a oferecer um serviço diferenciado a seus amigos e clientes, prestando assessoria na compra e venda de seus carros, com objetivo de formalizar uma negociação mais prática, justa e segura para eles. Dessa forma, se tornou um consultor na compra e venda de veículos. O negócio expandiu e em 2009, Leitão decidiu inaugurar a sua concessionária especializada em veículos premium. Pouco tempo depois, Márcio se interessou pelo mercado americano de auto brokers e decidiu passar um período nos Estados Unidos para se aprofundar nesta metodologia de mercado e trazê-la ao Brasil de forma inédita no modelo de franquias.