Vista como um dos pilares para a boa gestão, o treinamento de franqueados é hoje um os temas mais delicados quando o assunto é satisfação de franqueados em relação a seus franqueadores. De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a ABF, 80% dos donos de unidades de microfranquias (com investimento até R$ 80 mil) acreditam que há necessidade de aprimoramento na gestão apesar da assistência já fornecida pelo franqueador.
O levantamento, realizado em 2013, foi ponto de partida para a criação de uma plataforma de ensino à distância baseada em jogos que abordam temas relacionados Custos e Precificação, Gestão de Pessoas, Atendimento aos Clientes, Merchandising e Publicidade, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho lançados recentemente durante a 24ª ABF Franchising Expo.
“Normalmente, o público que busca franquias é formado por pessoas que não têm muita experiência e pratica no ramo. Quem tem experiência pratica pode realmente montar a sua empresa e tocar ela pra frente. Mas quem não tem, conta muito como apoio do franqueador, o que às vezes não é suficiente”, explica o coordenador nacional de Franquias do Sebrae, João Augusto Pérsico.
A pesquisa aponta ainda que apenas 14% dos franqueados possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre a lei de franquias 8955, revelando um preparo inicial desses empreendedores. Ainda assim, entre os temas mais citados para aprimorar a gestão das unidades estão questões fundamentais da administração, como Gestão Financeira, necessidade citada por 39% dos franqueados logo após Administração Pessoal (33%), Relacionamento com Clientes (31%) e Merchandising e Publicidade (25%) – aspectos que nortearam a criação do curso.
“Nós buscávamos como apoiar o franqueado e, levando em consideração que há determinadas redes que só possuem um franqueado em cada região, não conseguiríamos fechar turmas em alguns casos. Por isso definimos que daríamos apoio por meio do ensino à distância (EaD)e, dentro do EAD, o que encontramos de mais avançado foi o game”, explica Pérsico. Ainda segundo a pesquisa encomendada pelo Sebrae e pela ABF, 80% dos donos de franquias disseram acreditar que esse tipo de iniciativa ajudaria os franqueadores a treinarem suas equipes. Apenas 3% discordaram, fator decisivo para a estratégia adotada pelo Sebrae.
Os jogos, compostos por dez fases que duram de dois a dez minutos, reproduzem o ambiente de gestão de uma franquia e desafiam o jogador a cumprir determinados objetivos como atingir um faturamento específico, obter lucro, obter lucro real, e assim sucessivamente, unindo teoria e prática em um ambiente virtual.
“Para cada fase existem várias situações aleatórias que ocorrem. Há fases em que vai surgir o fechamento de uma rua e o jogador vai ter que fazer trabalhos de marketing para poder vender mais e passar de fase. Há situações em que quebra o ar condicionado, em que chega boleto de sindicato realizando cobrança.. é de fato a realidade do dia-a-dia das empresas”, aponta o coordenador nacional de franquias do Sebrae.
Até momento, dois jogos já foram disponibilizados no site do Sebrae (“Preço, vendas e custos” e “Gestão de pessoas”) com quase mil cadastros em menos de uma semana. Nos próximos dias, os jogos com conteúdo sobre Atendimento e sobre Marketing serão lançados seguidos dos de Gestão Financeira e de Indicadores de Desempenho, com lançamento previsto para agosto. Entre o público alvo, além de franqueados, estão aspirantes a franqueados, franqueadores, aspirantes a franqueador e pequenos e médios empresários.
“O intuito é que, depois que essas pessoas entrarem no setor de franquias, tenham empresas mais sustentáveis e possam permanecer por mais tempo dentro desse mercado. Assim, ao ajudarmos o franqueado, também estaremos ajudando toda a rede”, ressalta Pérsico.
Para jogar, o usuário precisa fazer um breve cadastro com dados pessoais e um questionário sobre seus objetivos com o jogo. A página de cadastro e os jogos já disponíveis podem ser acessados pelo endereço www.sebrae.com.br/franquias.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito