Especialistas alertam que, assim como diz o “velho ditado”, nem tudo que reluz é ouro. Alguns setores podem parecer promissores, mas a realidade talvez não seja bem assim.
Alguns alertas: cuidado com os modismos: iogurterias, sorveterias e paleterias parecem um ótimo negócio agora, mas e depois que passar o verão? Portanto, estar atento à sazonalidade do negócio é uma boa dica para certos setores.
Outro alerta: verifique se a franqueadora de seu interesse não deu “um passo maior do que a perna”. Esse parece ser o caso de alguns negócio que cresceram muito recentemente, mas sem a necessária estrutura, como foi o caso das microfranquias de limpeza e de conservação, por exemplo. É claro que isso vai se refletir na hora de apoiar novos franqueados.
E caso prefira deixar para 2016…
Existem dicas básicas servem sempre, não apenas em 2015. Como por exemplo, não aceitar intermediação com nenhum tipo de consultor ou corretor de franquia, mas tratar diretamente com a franqueadora.
Outro cuidado importante: avaliar se a franqueadora realmente tem experiência na operação e manutenção do negócio, se sabe transmitir essa experiência e se está capacitada para oferecer o suporte necessário no dia a dia da operação.
Vale a pena também procurar outros franqueados para saber como as coisas ocorrem no cotidiano e se tudo que foi prometido realmente ocorre na prática.
Imagem freepik.com