Independentemente do setor, se atua somente com produtos ou com serviços, chega um momento na vida útil da franquia que surge uma grande questão para o franqueador. Qual rumo seguir? Incorporar mais variedades ou não?
Não existe “receita de bolo” que sirva a todos os tipos de negócios, há soluções adequadas às características de cada um. O primeiro ponto de partida é entender bem o seu negócio e dar atenção especial ao planejamento estratégico periódico dele. A partir destes passos, mudar rumos estratégicos ficará muito mais fácil.
Como uma das opções, manter o foco na especialização pode ser uma forma do seu empreendimento se tornar único e altamente segmentado. Quanto mais se limita o produto ou serviço, mais informações e possibilidades de capacitação especializada estarão ao alcance, mas mesmo assim, a opção de diversificar não deve ser descartada.
Na outra vertente, diversificar poderá representar a solução estratégica ideal para auxiliar na sobrevivência de alguns tipos de negócios como os sazonais. Um exemplo que retrata isto é o da franquia Lip’s Sorvetes. Por possuir um produto sazonal com concentração de volume de vendas no verão, para não perder fluxo, nem contato com clientes em períodos adversos, optou por incluir em seu portfólio pastéis.
Ao diversificar incluindo uma pastelaria em sua estrutura, após contar com um planejamento cuidadoso, a Lip’s Sorvetes não se desvirtuou do seu objetivo principal, passou a oferecer um produto que é bem combinado com o seu principal e ofereceu opções diversas aos clientes, mantendo o contato com eles mesmo quando não é a estação do sol.
Outro ponto a ser observado cuidadosamente antes de optar pela mudança é a escolha da carteira de produtos e serviços a serem diversificados. Não se pode ampliar demasiadamente a carteira de produtos ou serviços, nem se deve optar por escolhas que sejam opostas ou conflitantes com o negócio.
No setor de serviços também é possível oferecer diversificação. Um detalhe importante é sobre qual tipo de diversificação adotar para o seu negócio. Dentre algumas opções estão: a diversificação de público, diversificação com ampliação da carteira de serviços e até mesmo a diversificação com inclusão de serviços ou produtos de mercados distintos, mas correspondentes ou ao menos compatíveis com seu produto principal ou preferências de seus clientes.
Neste último caso, para ilustrar, é só imaginar uma franquia de salões de beleza especializada no público masculino. Se esta franquia opta por incluir a venda de produtos em bares instalados dentro da sua própria estrutura onde sejam vendidos produtos como bebidas alcoólicas, ela está diversificando, mesclando produtos e serviços distintos mas compatíveis com seu mercado, público-alvo.
Já sobre como diversificar com ampliação da carteira de serviços, há o exemplo da franquia Seven. Esta inicialmente, possuía foco inicial e especializado em cursos de inglês, hoje, diversificou suas ofertas de serviços e também ministra cursos no formato InCompany (nas empresas), além de outros formatos. A atitude de diversificar passou a representar para a franquia 50% do seu faturamento atual.
Estes exemplos não representam garantia de sucesso, mas sinalizam possibilidades positivas com a ajuda da diversificação quando esta é incorporada com visão estratégica.
Clique aqui para receber mais informações: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter