O setor de balas e doces registrou faturamento de R$ 10,2 bilhões em 2011, de acordo com pesquisa realizada pela Mintel. O mesmo estudo mostra que em 2017 o mercado poderá valer mais de R$ 14 bilhões, impulsionado pelos eventos esportivos que o Brasil recebe como a Copa do Mundo, que aconteceu em junho e julho deste ano, e as Olimpíadas de 2016, que será sediada no Rio de Janeiro. Atualmente são cerca de 14 empresas especializadas em balas, chocolates e outros tipos de guloseimas cadastradas na Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre estas está a brasileira Angel Candy uma das marcas líderes do segmento.
O primeiro quiosque, conta Camilo Gadea Caldieraro, sócio-proprietário da rede, foi criado em 2004, mas a marca surgiu em 2007, ano de fundação da Angel Candy, no Barra Shopping do Rio de Janeiro. Em 2012 virou rede de franchising. São 12 quiosques espalhados pelo Brasil, sendo um de propriedade da marca. “Nossa ideia era ter somente unidades próprias, porém com o tamanho territorial do Brasil fica muito difícil ter uma administração com excelência à longa distancia, por isso definimos optar pelo sistema de franquias”, explicou o empresário.
Apesar do Brasil não passar por uma boa fase econômica, Caldieraro disse que vale apena investir no setor de franquias, pois acredita que “é nesse período que conseguimos uma melhor negociação em todos os sentidos, tantos com fornecedores quanto com shoppings, eu particularmente gosto de apostar em fases assim”.
No ano passado a Angel Candy comercializou nove toneladas de balas e a meta para 2014 é atingir algo entorno de 12 toneladas. A rede pretende abrir durante este ano quatro lojas, o número parece pequeno, contudo, Camilo salienta que “gostamos de apostar em bons lugares com pessoas bem preparadas, não vendemos somente por vender”.
Para o empresário a qualidade dos produtos, dos serviços e o atendimento diferenciado são as melhores formas para driblar a concorrência. Além disso, ele pontua que a relação com os franqueados deve ser sempre de confiança e transparente. “É importante ter uma relação de parceria o que acredito ocorrer pouco hoje em dia com muitas franqueadoras”, concluiu.
O investimento total em uma franquia da Angel Candy é entre R$ 93 mil a R$ 103 mil. O franqueado recebe treinamento antes de começar e acompanhamento e assessoramento durante toda a duração do contrato.
Clique aqui para receber mais infomrções: http://www.mapadasfranquias.com.br/registro/newsletter