O setor de estética e beleza é um dos mercados que mais cresceu no País. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do mundo, ficando atrás apenas de Japão e Estados Unidos. De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2013 existiam cerca de 342 mil salões de beleza formalmente registrados no País. A alta procura por cursos e por qualificação faz com que as escolas de estética sejam um bom investimento para quem pretende abrir um negócio na área.
O Instituto Embelleze, por exemplo, é uma opção para quem quer investir neste setor de franchise. A Embellezze está no mercado há 40 anos no ramo dos cosméticos, desde 1998 existe como instituto educacional, e em 2003 a marca passou a ser franqueada.
A rede fechou 2013 de forma positiva e confirmando os dados divulgados pelo Sebrae.No final do ano passado a Embelleze tinha 359 franquias. O faturamento chegou a marca dos R$ 200 milhões, crescimento de 23% se comparado com 2012. Neste ano a empresa pretende investir em cidades com menos de 100 mil habitantes. Além disso, a meta é que o faturamento cresça 20%, e sejam abertas 141 escolas.
O Instituto já formou mais de 500 mil profissionais, e possui cerca de 150 mil alunos. Para Paulo Tanoue, principal executivo do Instituto Embelleze, o aumento da procura por cursos tanto por quem quer ingressar na área tanto para quem busca atualização profissional está relacionado ao interesse maior das pessoas por uma educação de qualidade e aos cuidados com a beleza. O executivo explicou que “com a melhora do poder aquisitivo das classes C e D, a prática de preços mais acessíveis e as facilidades na hora do pagamento, a população passou a considerar o setor da beleza como uma necessidade básica”.
O investimento total em uma franquia do Instituto Embelleze tem o valor mínimo de R$ 90.115,00. A empresa recebeu o prêmio As Melhores Franquias do Brasil 2013, da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, e possui seis Selos de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchise.