O calor está chegando e, com ele, as marcas de sorvete no Brasil intensificam as vendas para o Verão. De acordo com estudo da Abrasorvete (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis), o consumo anual de sorvete no país é de 9,1 litros por pessoa, com maior demanda nas regiões de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O sorvete de massa é o favorito, correspondendo a 73,47% do consumo, seguido por picolés, com 13,20%.
A expectativa de um verão intenso em 2025/2026 tem impulsionado o setor e promete aquecer ainda mais as vendas das redes especializadas. Um exemplo é a Fizzoli Sorvetes, marca do Grupo BDC – holding responsável pelas franquias YES!, Follow ME Idiomas e Cor & Unha —, que se prepara para uma das temporadas mais movimentadas de sua história. Segundo projeções internas, a marca espera um aumento de 40% nas vendas entre dezembro de 2025 e março de 2026, impulsionado pelas altas temperaturas registradas na região Sudeste e pelo turismo.
Para o CEO e fundador da Fizzoli, Clodoaldo Nascimento, o verão é o momento-chave para o setor de sorvetes. “Nos meses mais quentes, o consumo cresce naturalmente, mas o que estamos vendo é uma busca cada vez maior por produtos de ótimo custo-benefício, combinações diferenciadas e experiências de sabor. O público quer refrescância, mas também qualidade. O Rio de Janeiro, com seu clima predominantemente quente e forte presença de turistas, é um dos principais polos consumidores do país”, destaca.
Com o aumento na demanda e o fortalecimento da marca, a Fizzoli Sorvetes também se prepara para uma nova fase de expansão. A rede lançada neste ano e que atualmente conta com três unidades na capital carioca, pretende chegar a 30 franquias até o fim de 2026. “Estamos recebendo um volume crescente de interessados em investir no setor, especialmente empreendedores que enxergam o potencial do mercado de alimentação rápida. O sorvete é um produto democrático e lucrativo, o que torna o negócio ainda mais atrativo”, afirma Nascimento.
Além de apostar na expansão, a marca está com novidades no cardápio, com sabores tropicais e opção sem açúcar, como o sorvete de massa de Chocolate 0% açúcar, e os picolés de Brownie, Pistache, Chiclete e Cupuaçu.
O otimismo da Fizzoli reflete o bom momento do segmento de sorvetes no país, que cresce em média 10% ao ano, segundo dados do setor. Com o verão se aproximando e o calor batendo recordes, o doce gelado promete continuar sendo o protagonista da estação.






