Intitulado o berço do açaí, o Pará é o estado de maior destaque na produção da fruta, com 167 mil toneladas em 2023, o equivalente a 93% do total nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse protagonismo reforça que a cultura do açaí está arraigada à identidade, à economia e ao cotidiano do estado e toda a região Norte.
Presente diariamente na mesa do paraense da forma clássica, acompanhado de peixe e farinha, no restante do país o açaí se popularizou no estilo sorbet, creme gelado para consumo com frutas e outros toppings. Considerada um superalimento, a fruta retorna ao Pará com nova proposta pelo JAH Açaí, Sorvetes e Picolés, rede mineira com 180 lojas pelo país que conta com o piloto Caio Castro como sócio, com lifestyle aliado ao esporte e sabores exclusivos.
A primeira loja paraense do JAH Açaí, Sorvetes e Picolés está situada em Parauapebas, no sudeste do estado, a 700 quilômetros da capital Belém. Para Rafael Corte, CEO da marca, o objetivo é oferecer o produto na versão refrescante, voltada ao público esportista, que explora as atrações turísticas naturais da cidade, como trilhas e cachoeiras. “O mercado do açaí é rico e diverso, com espaço para todos os gostos. Um dos maiores patrimônios culturais e gastronômicos do Pará, a fruta sempre terá o destaque na sua receita local, mas foi como sorbet que tornou-se conhecida do grande público. Além de fonte de energia para atletas, o produto gelado é delicioso para um consumo de doce mais saudável, com leite em pó, chocolate e caldas”, afirma.
Encontrado de norte a sul do país, o JAH completa 16 anos em 2025 e estima chegar a dezembro com 200 unidades, incluindo endereços na Europa, onde leva a identidade nacional através do açaí. “Nós já conhecemos todo o potencial da fruta, mas ainda há muito espaço a percorrer pelo mundo para dar um gostinho do Brasil e convidá-los a explorar muito mais por aqui”.






