Já faz tempo que as clientes da Blow – Escova Inteligente, uma rede de franquias de salões de beleza especializada em escovar os cabelos, utiliza o aplicativo da marca para agendar horários para realizar os serviços desejados. Há alguns meses, entretanto, elas conseguem, também, chegar no salão, realizar o check-in, o check-out e já deixar a próxima data de visita marcada sem que uma recepcionista as atenda: a rede é pioneira na automatização da recepção dos salões, do agendamento ao pagamento.
Essa recepção 100% automatizada, com totens de agendamento e pagamento que a cliente utiliza sem complicação, é a proposta do novo modelo Smart da Blow. O conceito, amplamente adotado pelo food service, chega ao setor de Beleza como uma novidade, com tecnologia própria da franqueadora. “Nossas clientes estão bastante acostumadas com o uso do aplicativo da Blow, pelo qual fazem agendamentos e obtêm informações sobre profissionais e serviços. Agora, elas terão mais tecnologia envolvida, com o autotendimento”, diz Rômulo Figurelli, CEO da Blow.
A criação do modelo Smart foi pensado não apenas para dar modernidade à franquia – mas para aumentar sua rentabilidade: com a automatização da recepção, reduz-se o custo operacional e a lucratividade aumenta 30%. “Já estamos observando esse número nas primeiras operações instaladas e sabemos que ele se repetirá nas demais, dentro desse modelo”, prevê Figurelli.
O modelo Smart é o lançamento da Blow – Escova Inteligente com o qual a marca pretende chegar a 100 unidades até o final de 2026. Ele foi projetado para operar em espaços compactos, de até 50m², em pontos de alto fluxo de clientes, como shoppings, strip-centers e galerias comerciais. A estrutura otimizada prevê seis posições de atendimento e uma equipe reduzida, composta por seis profissionais escovistas e apenas uma gerente. Numa Blow Smart investem-se R$ 295 mil.
Microfranquias também apostam na automação
A Dr. Shape – rede brasileira de franquias de suplementos alimentares, com 70 lojas físicas em 20 estados brasileiros – também está lançando sua microfranquia autônoma.
A marca formatou a microfranquia a partir da criação de totens de autoatendimento disponíveis para locais de acesso controlado, que serão instalados e administrados pelo franqueado. Academias de ginástica, clubes, condomínios residenciais e empresariais, lanchonetes de universidades e outros pontos são locais onde os totens poderão ser instalados. O cliente escolhe o suplemento, paga com seu cartão ou celular e o retira no totem. Ao franqueado, caberá captar o local para instalação do totem e a reposição dos produtos. “A microfranquia funciona como um mercado autônomo, mas de forma mais simples, porque a quantidade de itens é menor e mais fácil de administrar”, comenta Kalaes.
Ele diz que a novidade acaba de ser lançada e já há cadastros de franqueados de mercados autônomos interessados em também implantar a nova franquia da Dr. Shape. “Esses franqueados já têm acesso aos pontos de venda e implantar um totem compacto como o nosso é fácil. Então, para eles, diversificar os negócios é bem interessante”, pondera.
Numa microfranquia da Dr. Shape investem-se R$ 89,7 mil, já com a taxa de franquia e três totens incluídos. Cada totem extra custará ao franqueado R$ 20 mil, com estoque e taxa de franquia. Todos eles dispõem de câmera de segurança e uma tecnologia extra: inteligência artificial para interatividade com o cliente, 24 horas por dia. “O diferencial da Dr. Shape sempre foi a prestação de serviços. Nossas lojas são reconhecidas por oferecer um atendimento primoroso aos clientes, com vendedores capacitados para realizar vendas técnicas. Para os totens, treinamos uma IA capaz de interagir e esclarecer dúvidas sobre os suplementos oferecidos, de forma a aproximar os clientes de nosso objetivo, que é a fidelização”, explica o diretor.
Com a microfranquia, já disponível também para os atuais franqueados da marca, a Dr. Shape pretende atingir novos 100 pontos de venda até o final de 2026. “A ideia é sermos bem competitivos em preços de produtos. Todos os suplementos e vitaminas que oferecemos têm origem garantida, o que traz segurança ao consumidor. Além disso, contamos com três linhas exclusivas, com as marcas Dr. Shape, Iconic Nutrition e The One Nutrition, de altíssima qualidade. Nossos franqueados contam com uma marca forte, com quase 25 anos de mercado, e capaz de prestar todo o suporte. Agora, com uma opção também de microfranquia”, finaliza Felipe Kalaes.






