Para aumentar a lucratividade em 30%, Blow – Escova Inteligente lança a primeira franquia de escovaria sem recepção, com atendimento 100% automatizado

A adoção de totens de autoatendimento na recepção – que permitem que a cliente marque horários, faça o pagamento e reagende serviços – faz parte do modelo Smart da franquia Blow, rede com 40 unidades em operação pelo Brasil

Recepção 100% automatizada, com totens de agendamento e pagamento que a cliente utiliza sem complicação. Essa é a proposta do novo modelo Smart da Blow – Escova Inteligente, uma rede de escovarias com 40 operações pelo Brasil. O conceito, amplamente adotado pelo food service, chega ao setor de Beleza como uma novidade, com tecnologia própria da franqueadora. “Nossas clientes estão bastante acostumadas com o uso do aplicativo da Blow, pelo qual fazem agendamentos e obtêm informações sobre profissionais e serviços. Agora, elas terão mais tecnologia envolvida, com o autotendimento”, diz Rômulo Figurelli, CEO da Blow.

A criação do modelo Smart foi pensado não apenas para dar modernidade à franquia – mas para aumentar sua rentabilidade: com a automatização da recepção, reduz-se o custo operacional e a lucratividade aumenta 30%. “Já estamos observando esse número na primeira operação instalada e sabemos que ele se repetirá nas demais, dentro desse modelo”, prevê Figurelli.

Salto no faturamento

A Blow – Escova Inteligente é uma rede que surgiu em 2019, em Porto Alegre (RS). A rede simplificou e democratizou o acesso à escova, o serviço capilar mais procurado nos salões de beleza, ao oferecer alguns diferenciais:

– Valores acessíveis – a partir de R$ 45, a cliente lava e escova os cabelos.

– Clube de assinatura – descontos reais para quem escova os cabelos semanalmente e participa do clube.

– Excelência – Por ser especializada, a escovaria é referência no serviço que oferece.

– Ampliação do horário de atendimento – há salões que abrem às 7h, permitindo que as clientes façam a escova antes do horário de trabalho.

– Acesso à agenda pelo aplicativo – Sem burocracia, a cliente agenda seus serviços.

– Localização – As franquias são localizadas sempre em locais de fácil acesso.

– Venda de produtos – Mais facilidade para a cliente e aumento do ticket médio para o franqueado.

Com a junção de todos esses fatores, a rede faturou, em 2024, R$ 17 milhões, quando tinha 26 lojas. E, em 2025, a previsão é de dobrar o faturamento, atingindo R$ 35 milhões, e chegar a 50 franquias. “Com o modelo Smart, pretendemos ter 100 franquias no final de 2026”, estima o CEO.

Os modelos de franquia

O modelo Smart é o lançamento da Blow – Escova Inteligente, com o qual a marca pretende chegar a 100 unidades até o final de 2026. Ele foi projetado para operar em espaços compactos, de até 50m², em pontos de alto fluxo de clientes, como shoppings, strip-centers e galerias comerciais. A estrutura otimizada prevê seis posições de atendimento e uma equipe reduzida, composta por seis profissionais escovistas e apenas uma gerente. Numa Blow Smart investem-se R$ 295 mil.

Para espaços maiores, a Blow – Escova Inteligente oferece outros dois formatos de negócios: Standard (com oito cadeiras) e Premium (com dez a doze cadeiras), com investimentos compatíveis com o tamanho das operações.