A Havanna, marca argentina referência em cafés, doce de leite e alfajores, anuncia a abertura da sua primeira loja Espresso dentro de uma universidade no Brasil. A nova unidade inaugurou na última quinta-feira (28/8) e está localizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e marca um passo estratégico no plano de expansão da rede, aliando conveniência, qualidade, agilidade e presença em ambientes de alto fluxo. Esta é a segunda unidade com este formato no país. A primeira abriu em Santos, na Baixada Santista. A companhia planeja inaugurar 250 lojas Espresso até 2027.
Com investimento inicial a partir de R$ 180 mil, o formato oferece uma operação compacta, a partir de apenas 8 m², com atendimento rápido no estilo take-away, ideal para públicos jovens conectados e em movimento.
A marca Havanna é reconhecida por seus alfajores, doce de leite e Havannets – doces que valorizam experiências sensoriais com referência cultural argentina, sendo o foco do cardápio Espresso em bebidas, especialmente geladas, e produtos proteicos de fácil consumo imediato, perfeitos para provar na universidade, escritório, rua, no metrô ou entre compromissos.
Segundo Adriana Villela, diretora de Expansão da Havanna Brasil, a inauguração da unidade Espresso na PUC é um marco importante para a marca, que busca expandir com um modelo de operação e cardápio aderente ao público jovem e também aos consumidores que preferem consumir sentados a sua mesa de trabalho ou enquanto está em deslocamento. “Nossa primeira unidade dentro de uma universidade reforça a relevância da marca para um amplo target de consumidores. Este será um novo espaço de socialização, promovendo interação entre alunos, professores, colaboradores e visitantes além das salas de aula, uma experiência divertida, prática e ágil somada a um cardápio saborosíssimo e adequado ao público”, destaca a executiva.
“Na Havanna do campus Monte Alegre da PUC, queremos ser mais que uma cafeteria. Nosso objetivo é trazer um pedacinho da Argentina com os autênticos alfajores Havanna, cafés especiais e um doce de leite irresistível, sendo uma pausa deliciosa entre os estudos. A experiência Havanna apresenta qualidade premium, atendimento acolhedor e um ambiente perfeito para recarregar as energias ao lado da biblioteca”, destaca Janine Capobiango, franqueada responsável pela unidade.
Ana Paula de Albuquerque Grillo, diretora Jurídica da FUNDASP, avalia a chegada da Havanna à PUC. “A chegada da Havanna ao campus da PUC-SP traduz o compromisso da Fundação São Paulo em renovar continuamente os espaços universitários de suas mantidas, requalificando-os e trazendo marcas reconhecidas pela qualidade. Procuramos assim ampliar as opções de alimentação para alunos, professores e funcionários de nossa comunidade acadêmica”, destaca.
A unidade Espresso Havanna da PUC-SP está instalada ao lado da biblioteca e tem abertura programada de segunda a sexta (7h às 22h) e sábado (7h às 14h).
Modelo Espresso
O foco do formato Espresso é de lojas dentro das faculdades, escolas, clínicas médicas, estações de metrô, supermercados, grandes centros comerciais e polos industriais.
O modelo representa uma oportunidade promissora para quem busca empreender com uma marca consolidada e em constante expansão. Entre os diferenciais oferecidos aos franqueados estão: análise de viabilidade do ponto comercial, projeto arquitetônico personalizado, suporte operacional contínuo, apoio de marketing, consultoria de campo, software de gestão e treinamento completo para os colaboradores.
A Havanna desembarcou em 2006 no Brasil, e segue formato de expansão principalmente por meio de franquias. No mundo, 2500 pontos de venda estão espalhados por 12 países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos e Peru.






