Com 26 unidades já inauguradas neste ano, a OdontoCompany — rede de franquias de clínicas odontológicas — projeta dobrar esse número de inaugurações até dezembro. A estratégia de expansão da rede está centrada na ocupação de territórios com alto potencial de consumo, priorizando cidades com mais de 100 mil habitantes nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
De acordo com Felipe Naresi, diretor de Expansão da OdontoCompany, o número expressivo de inaugurações deve ser analisado sob uma perspectiva qualitativa. “Mais importante do que a quantidade de unidades é o território onde elas estão sendo abertas. Nosso foco está na presença em regiões estratégicas, onde conseguimos oferecer um serviço de qualidade para uma população significativa e carente de atendimento odontológico acessível”, afirma.
Até o momento, a região Sudeste concentrou 80% das inaugurações realizadas, com destaque para Minas Gerais e São Paulo, que representam, respectivamente, 26,7% e 33% das novas clínicas abertas na região. Naresi destaca que essa concentração é resultado de estudos de mercado aprofundados. “Todas as unidades abertas em 2025 estão performando dentro do esperado. Isso é reflexo do nosso investimento em inteligência geográfica e análise de dados para identificar territórios promissores”, explica.
Para 2025, a rede ainda planeja continuar a reposição de unidades em locais estratégicos. “Nossa meta é fortalecer a presença em cidades-chave. A expansão precisa ser sustentável, e isso envolve avaliar a demanda real por serviços odontológicos de qualidade”, pontua Naresi.
O Nordeste e o Centro-Oeste também entram na mira da rede para os próximos ciclos. Capitais como Recife, Salvador, São Luis e cidades do Rio Grande do Norte estão entre as prioridades para 2025 e 2026. “Estamos revendo nosso plano de expansão para reforçar nossa atuação em grandes cidades nordestinas, onde ainda temos muito a crescer”, completa o diretor.
Outro ponto de destaque é o perfil dos franqueados. Uma parte representativa das inaugurações foram realizadas por novos investidores, o que evidencia o interesse de empreendedores externos no modelo de negócios da OdontoCompany. “Hoje, cerca de 30% a 40% das novas unidades são abertas por franqueados que já atuam conosco, mas temos um movimento crescente de novos empreendedores — gestores, advogados, médicos e engenheiros — interessados na nossa proposta afinal, não somos um modelo de franquia apenas para dentistas e profissionais da área de odontologia”.
Um exemplo é o engenheiro André Luiz Bessa. À frente de três unidades da OdontoCompany em Santa Catarina — Blumenau Itoupava, Blumenau Garcia e Gaspar —, alcançou um faturamento anual superior a sete dígitos, gerando mais de 40 empregos diretos e se consolidando como uma referência em gestão, estratégia e expansão regional no setor.
Desde a inauguração da primeira clínica, em julho de 2023, o crescimento foi vertiginoso. A primeira unidade atingiu 1.600 atendimentos mensais em pouco tempo, operando em sua capacidade máxima. Em resposta à alta demanda, em 2025 ele iniciou a expansão da estrutura física, adicionando 270m² à clínica original, que passou a ter 430m² de área clínica — com o potencial de dobrar a capacidade de atendimento.
Casos como o dele demonstram que a OdontoCompany não é uma franquia exclusiva para dentistas. “Nosso modelo de negócio é robusto, tem alto reconhecimento de marca e retorno financeiro comprovado. O franqueado não precisa, necessariamente, ser da área da odontologia, mas sim um bom gestor e empreendedor”, conclui Naresi.






