Há quase uma década, a empresária Gisela Prochaska introduziu o conceito de “easy beauty” no mercado de beleza nacional com a sua rede de salões. Inspirada pelo ritmo dinâmico e moderno dos estabelecimentos nova-iorquinos, adaptou a proposta ao perfil da mulher brasileira, desenvolvendo um modelo de atendimento que alia praticidade e qualidade. Assim nasceu o Stylebar, franquia de salões express que preza pela agilidade, eficiência e resultados profissionais.
Hoje, a rede conta com nove unidades espalhadas por bairros nobres de São Paulo e segue a proposta de fazer a mulher moderna estar sempre pronta para sair, sem a necessidade de agendamento prévio ou espera. Além dos serviços de manicure, pedicure e maquiagem, a rede conta com uma linha própria de cosméticos sustentáveis para cuidados capilares tanto no salão, quanto em casa.
Com um faturamento superior a R$20 milhões em 2024, a marca inicia uma nova fase e planeja sua expansão para outras regiões do país. A aposta é o lançamento de um modelo de franquia compacta, voltada para shoppings e cidades do interior. Mantendo os mesmos padrões de qualidade e gestão, mas em menores proporções, a versão minimalista gera custos operacionais menores, atraindo novas franqueadas.
“Utilizamos tecnologia de geolocalização para traçar locais que não possuem serviços semelhantes ao Stylebar e, a partir disso, percebemos a preferência dos consumidores por modelos mais enxutos. Nosso público-alvo permanece o mesmo, mas agora podemos levar momentos de autocuidado para mais mulheres ainda”, afirma a CEO.
Ainda segundo Gisela, as novas unidades foram projetadas para oferecer um ambiente acolhedor e funcional, concentrando em até 70 m² a essência do negócio. Acompanhando as demandas do mercado de beleza por soluções rápidas, de fácil acesso e com alto potencial de expansão, o Stylebar entra em sintonia com um novo perfil de consumo.
Acompanhar um setor em constante transformação não é uma tarefa fácil. Com novas tendências, produtos, técnicas e modelos de negócio surgindo, o mercado de beleza no Brasil já movimenta mais de R$25 bilhões por ano. Da mesma forma, o setor de franchising segue em expansão, abrindo oportunidade para quem deseja empreender neste nicho.
Para atender às demandas de todo o Grupo Stylebar, foi criada a StyleBot — a assistente de inteligência artificial exclusiva da marca. Apostando mais uma vez em tecnologia, a rede iniciou o processo de automatização de suas operações internas para melhorar resultados e oferecer suporte em tempo real às franqueadas.
A IA concentra todo o conhecimento operacional da rede, reunindo informações como o catálogo de serviços, treinamentos da equipe, vídeos institucionais, manuais administrativos e de padronização do atendimento. Assim, além de promover mais autonomia e segurança para as unidades, garante também a manutenção da qualidade da marca.
“Não se trata apenas de um banco de dados. Criamos um verdadeiro cérebro digital do Stylebar, disponível 24 horas por dia, que responde com precisão, agilidade e linguagem acessível qualquer dúvida dos nossos franqueados. Eles podem perguntar sobre processos de gestão, uso de produtos, arquitetura, acabamentos, operação ou até consultar nossos StyleBooks com todos os tipos de cabelo e maquiagem oferecidos às clientes”, explica Gisela Prochaska.






