O mercado global de automação no varejo vem registrando crescimento expressivo nos últimos anos. Segundo dados da Fortune Business Insights, o setor deve movimentar mais de US$ 64 bilhões até 2030, impulsionado pelo avanço de tecnologias como inteligência artificial, sensores inteligentes e visão computacional. A taxa média de crescimento anual projetada é de 12,9%, refletindo uma transformação significativa na forma como consumidores se relacionam com o varejo.
Acompanhando essa tendência, a Mikro Market — rede brasileira de franquias especializada em mercados autônomos — tem se destacado como uma das principais marcas do segmento no país. Com um modelo de negócio ágil, tecnológico e alinhado às novas demandas de conveniência, a empresa está em ritmo acelerado de expansão. Desde o início da sua expansão via franchising em 2023, a Mikro Market já inaugurou 150 unidades em diferentes regiões do Brasil. Atualmente, a rede cresce a um ritmo de 15 a 20 novas lojas por mês, e a projeção é encerrar 2025 com 300 unidades ativas.
Outro diferencial que impulsiona o crescimento da Mikro Market é seu modelo de microfranquia. Essa modalidade tem ganhado destaque no Brasil e apresentado resultados expressivos. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de operações de microfranquias cresceu 17% em 2024, um desempenho que supera com folga a média geral do setor de franquias, que registrou alta de apenas 0,9% no ano anterior.
Para a Mikro Market, os números refletem não apenas a solidez do modelo de negócio, mas também o amadurecimento de um novo perfil de consumidor: mais conectado, autônomo e em busca de conveniência. “O consumidor moderno quer praticidade, segurança e acesso rápido aos produtos. Nosso formato atende a tudo isso com eficiência e escalabilidade”, afirma o sócio-fundador, Raphael Pinho.
Raphael ainda cita que um dos maiores atrativos da marca aos investidores é o alto faturamento. “Nossas unidades têm uma média de faturamento de R$ 25 mil por mês. Além disso, o lucro líquido médio mensal de uma loja é de 25%. Com isso, nosso objetivo é de chegarmos a 300 lojas até o fim deste ano.”






