Conhecido pela culinária típica da fazenda, o Divino Fogão está com o plano de expansão aquecido para todo o Brasil. A marca busca consolidar sua presença em diferentes estados, tanto em praças de alimentação de shopping centers quanto com as dark kitchens, projeto focado exclusivamente para o serviço de delivery. Com 40 anos de história, a rede abriu cinco novos restaurantes em janeiro, iniciando 2025 aplicando a estratégia de expansão projetada para o ano. Atualmente, a franquia conta com mais de 218 pontos de vendas ativos entre lojas e dark kitchens.
No Centro-Oeste, a inauguração foi em Brasília, no Distrito Federal. No dia 25 de janeiro, a rede passou a integrar o Alameda Brasília, com a operação liderada por Thiago Braga. Após essa abertura, o Divino Fogão soma 12 unidades na região. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias do Distrito Federal cresceu 6,3% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Já o segmento de Food Service registrou um incremento de 28,2% no faturamento e de 22% no número de unidades em operação entre os meses de julho a setembro.
Já no Sudeste, as inaugurações contemplam três cidades do estado de São Paulo e uma no Rio de Janeiro. No dia 14 de janeiro, foi inaugurada uma unidade no América Shopping, na capital fluminense, sob a gestão de Leonardo Monteiro Do Nascimento. Já no estado de São Paulo, as cidades do interior paulista foram os destinos escolhidos para receber novos pontos de venda. Com isso, no dia 16, foi a vez de Vargem Grande Paulista receber uma operação da marca no Central Plaza Park, que será administrada pelo franqueado Jarlon Nogueira. Em 18 de janeiro, Limeira passou a contar com o primeiro restaurante do Divino Fogão na cidade, localizado no shopping Pátio Limeira, com o franqueado Diego Silva à frente da operação. E finalizando as implantações realizadas durante o mês, no dia 22 de janeiro, Campinas passa a contar com uma nova unidade no Aeroporto de Viracopos, administrada por André Carnieri. Atualmente, a rede de comida da fazenda conta com duas lojas localizadas de forma estratégicas em aeroportos.
Segundo Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão, as inaugurações fortalecem a presença da rede nas regiões atendidas, com o objetivo de estar cada vez mais próximo do consumidor. “Nossa expansão é planejada considerando estudos detalhados sobre as cidades e os centros comerciais para identificar o perfil dos clientes locais. Com essas novas operações, iniciamos 2025 focados no plano estratégico para chegar em ainda mais longe, valorizando inclusive novos empreendimentos comerciais, como é o caso do Central Plaza Park. Além disso, enxergamos grande potencial não apenas nas capitais, mas também no interior dos estados. Nosso propósito é levar aos consumidores receitas com o sabor de comida caseira, sempre fresquinha e de qualidade, para as praças de alimentação de shoppings, outlets, centros comerciais e aeroportos”, afirma.
O Divino Fogão oferece um cardápio variado com cerca de 32 pratos quentes e 15 opções de saladas diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, e várias opções de sobremesas. Os restaurantes da marca estão localizados nos principais shopping centers do Brasil e as principais receitas podem ser encontrados também na plataforma de delivery. Para ter uma franquia da rede, o investimento inicial é a partir de R$ 1 milhão, com prazo de retorno de 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 220 mil.