O empreendedorismo está em alta no Brasil, com forte crescimento em 2024, impulsionado por fatores como digitalização, aumento da confiança econômica e avanço em tecnologias. Até setembro do ano passado, por exemplo, mais de 3,3 milhões de empresas foram registradas, um recorde histórico. Para efeito de comparação, em 2023, foram três milhões.
A faixa etária predominante é de 24 a 44 anos. Setores como alimentação, estética e construção civil seguem na liderança entre os empreendedores iniciais e estabelecidos. Em 2023, 42 milhões de brasileiros já estavam empreendendo ou abrindo um negócio, e outros 48 milhões demonstraram interesse em embarcar na empreitada nos próximos três anos.
Dentre os negócios que são um case de sucesso quando o assunto é empreender, está o segmento de franquias de mercados autônomos, instalados em prédios e condomínios, sejam eles residenciais ou empresariais.
Como funciona?
Os mercados autônomos funcionam 24 horas por dia de forma e utilizam aplicativos para pagamento e gerenciamento de compras. O investimento inicial varia, podendo chegar a R$ 80 mil, com retorno esperado entre 12 e 24 meses.
Eles são impulsionados por consumidores que buscam praticidade, especialmente em ambientes urbanos, e têm feito sucesso entre síndicos e administradores que buscam por soluções que aumentem a conveniência para os moradores. Em 2024, o segmento esperava faturar cerca de R$ 1 bilhão no Brasil, com crescimento anual de 13,4%. Aproximadamente 12,5% da população brasileira mora em condomínios.
Pioneira no Home Market
A Fast4you é uma rede brasileira no conceito Home Markets fundada em 2020, e tem experimentado um crescimento acelerado, com 400 lojas em operação desde sua inauguração e com previsão de expansão contínua. A marca está presente em praticamente todos os estados brasileiros.
Registrou em 2024 um aumento de 73% no faturamento em relação ao ano anterior. Para 2025, projeta faturar R$ 113 milhões e abrir 270 pontos de comércio em diferentes regiões do país. “Ano passado foi um marco para nós. Nosso crescimento reflete o esforço contínuo da equipe e a confiança de nossos clientes”, comemora Daiana Varoni, CEO da Fast4you.
Os condomínios não precisam investir na instalação, apenas fornecer um espaço, e a rede cuida de toda a operação, incluindo os gastos com energia elétrica. As lojas oferecem um mix de mais de mil produtos e mantêm parcerias com marcas renomadas, como Ambev e Coca-Cola, e são gerenciadas via aplicativo com pagamento integrado e sistema antifurto.
Para Varoni, o diferencial da Fast4you é que a rede prioriza projetos arquitetônicos personalizados e suporte completo aos franqueados. “Damos treinamento on-line, assessoria jurídica e contábil e entregamos a loja pronta para operar”. O investimento inicial é na faixa de R$ 50 mil, podendo retornar em até 12 meses, de acordo com o desempenho.
Histórias de sucesso
Alexandre David da Silva queria uma franquia que não precisasse gerenciá-la o tempo todo, pensando no negócio como um complemento de renda. Em 2021, ele e a esposa, Dainan Rodrigues de Carvalho conheceram a Fast4you e abriram a primeira loja em junho de 2022, no Rio Grande do Sul. Na sequência, vieram outras duas, mais duas em 2023 e mais duas este ano, chegando a sete unidades. Ela trocou seu trabalho formal como enfermeira em hospital. O plano deles? Abrir mais lojas. “Pelo menos três ou quatro este ano. Eu quero viver disso, quero ter tempo para me dedicar e pensar em novos mix para as lojas, prospectar novos condomínios e parcerias com fornecedores”, afirma Silva.
Diva Cesae Vizaco herdou a “veia” de empreendedora do pai. Sempre trabalhou no ramo do comércio. Em apenas 18 meses, ela abriu dez lojas da Fast4you em São Paulo e explica o segredo do sucesso: “O modo de trabalhar, não deixar o mercado ficar sem mercadoria, estar sempre atenta às demandas dos moradores e dos síndicos, sempre disponível para os clientes”. Diva ressalta ainda a importância da propaganda boca a boca. “Existem grupos de WhatsApp, todos se conhecem, um indica para o outro”.
Farley Casotti e Joel Souza também trocaram seus trabalhos formais pelos minimercados. Eles têm 10 lojas em São Paulo, com a meta de chegar a 15. Se vão parar por aí, só o tempo vai dizer. Recentemente, eles foram premiados pela Fast4you por alcançarem o faturamento de R$ 500 mil. “Agora vamos atrás do R$ 1 milhão”, brinca Farley. Os sócios não se arrependem nem por um minuto de terem entrado no ramo e pretendem continuar crescendo com qualidade e eficiência.
Matheus Lago é zootecnista por formação e atuou como corretor de imóveis por muitos anos.Teve um bar com música ao vivo e uma loja de conveniência. Mas queria ter mais tempo para se dedicar à família e ao filho recém-nascido. Em 2022, entrou para a rede de franquias Fast4you e hoje tem sete lojas no Rio Grande do Norte. Duas delas são pioneiras ao estarem instaladas dentro de cursinhos pré-vestibulares. “São lojas com um investimento menor do que as em condomínios, mas com fluxo de vendas parecido. Tirando o período de férias, funciona muito bem”. Mateus se diz muito satisfeito em fazer parte da rede. “Estou encantado com a Fast4you, com tudo o que me proporcionou. É muito satisfatório ver a empresa crescer todos os dias”.