O mercado de beleza tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, só em 2022, o segmento movimentou mais de R$147,6 bilhões, logo nos primeiros nove meses do mesmo ano. Além disso, no segundo trimestre de 2024, houve um aumento de aproximadamente 14%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Essa progressão nos números é impulsionada por uma demanda crescente por experiências, além da procura por praticidade e sofisticação. Como uma resposta a essa demanda, surge o conceito de easy beauty, que une beleza e praticidade.
À medida que os consumidores se tornam mais exigentes, os salões de beleza focados no conceito de “easy beauty” ganham espaço e notoriedade ao oferecer vivências que integram bem-estar e sustentabilidade. Esses espaços se estruturam para atender quem busca soluções práticas e acessíveis, especialmente aquelas com pouco tempo para tratamentos demorados. Ao investir em soluções que melhoram a experiência do cliente, os salões unem praticidade e sofisticação, incorporando atendimento personalizado e conveniência, criando um diferencial que supera o atendimento comum.
Aliada ao desejo de se manter bem-cuidado, a beleza conveniente levou o setor de beleza a adotar um modelo mais prático de serviços, como uma resposta às necessidades do consumidor. Para Gisela Prochaska, CEO e fundadora do Stylebar – rede de franquias de salões de beleza pioneira do easy beauty no Brasil – o segmento de beleza com comodidade é a nova aposta para o futuro.
“Esse conceito (easy beauty) veio para ficar. Ele é projetado para oferecer serviços de beleza quando e onde a mulher precisar, atendendo à crescente demanda por flexibilidade e conveniência. A grande vantagem é que o cliente pode contar tanto com atendimentos agendados, quanto com serviços sem hora marcada. Além da flexibilidade, o easy beauty é extremamente prático, focando nos serviços essenciais que a mulher necessita para ficar pronta para seus compromissos”, explica Prochaska.
Além da conveniência, os espaços de easy beauty priorizam uma experiência personalizada. O Stylebar, por exemplo, explora os sentidos através da arquitetura moderna e convidativa, além de disponibilizar de produtos próprios para os tratamentos. Além disso, a marca oferece brindes como uma taça de drink de cortesia na primeira visita, unindo sofisticação e bem-estar, e transformando o tratamento em um momento exclusivo e prazeroso.
De acordo com o professor Erlon Labatut, especialista em varejo e franquias, com mais de 25 anos de experiência no segmento, o conceito não se restringe mais apenas à utilização de produtos de alta qualidade ou à fama de uma marca. Essa busca por personalização de experiências tem sido uma das grandes transformações dos espaços de beleza. Muitos estabelecimentos oferecem serviços e experiências inovadoras, que atraem o público e fidelizam os clientes.
“A experiência do cliente é essencial para o crescimento sustentável de qualquer marca, especialmente no setor de beleza. Cada interação deve corresponder ou superar as expectativas. Os consumidores são altamente influenciados por pequenos detalhes, então um atendimento frio, atrasos ou qualquer desconforto pode facilmente afastá-los. Cada vez mais é preciso proporcionar uma experiência personalizada, onde cada aspecto seja cuidadosamente planejado para garantir satisfação plena”, afirma.
Ter à disposição um espaço onde os clientes podem se arrumar com facilidade vai além do simples cuidado estético. Ao frequentar esses salões, o cliente se sente especial em um ambiente que, além de proporcionar cuidados personalizados, também favorece o networking e a ampliação de contatos para o negócio. Isso, por sua vez, atrai uma nova clientela e ajuda a marca a expandir seu alcance e relevância no mercado.
“Para o crescimento de uma marca voltada para o easy beauty, o ‘boca a boca’ continua sendo uma das estratégias mais eficazes para atrair novos consumidores. Quando clientes satisfeitos compartilham suas experiências positivas com a sua rede de contatos, isso gera uma confiança e recomendação autênticas. Essa disseminação orgânica permite que a marca conquiste novos públicos e aumente o alcance de forma gradual, já que a recomendação pessoal reforça a credibilidade e a qualidade dos serviços oferecidos”, explica Labatut.
Investir em capacitação permite que os colaboradores desenvolvam habilidades técnicas e interpessoais, fundamentais para criar uma experiência memorável para o cliente. Quando a equipe se sente valorizada e bem treinada, isso se reflete diretamente na qualidade do serviço prestado, aumentando a satisfação do cliente e a fidelização.
“A fidelidade dos clientes está diretamente ligada à excelência do serviço, e isso envolve muito mais do que apenas o resultado final. Começa com o treinamento rigoroso das equipes, garantindo que cada profissional esteja preparado para entregar um atendimento capaz de se adaptar às necessidades e preferências de cada pessoa. Além disso, a relação que cultivamos com nossas clientes é um pilar fundamental, que vai além do serviço em si. Muitas acabam se tornando nossas amigas pessoais”, completa Gisela.