As franquias home office, que permitem que o empreendedor trabalhe sem sair de casa, têm chamado a atenção de novos empreendedores. Isso porque, essa modalidade de trabalho possibilita que o profissional concilie as horas de trabalho com os afazeres pessoais.
Outro ponto atrativo, é que essas franquias acabam tendo um investimento inicial mais baixo, justamente por não precisar se preocupar em alugar um espaço físico ou investir em uma infraestrutura robusta, fazendo com que os novos franqueados economizem significativamente. Isso torna que o modelo home office se torne mais vantajoso para aqueles que desejam empreender, mas possuem um orçamento mais modesto.
Flexibilidade
O retorno ao trabalho presencial coincidiu, no ano passado, com o aumento de buscas por trabalhos home office. De acordo com um levantamento feito pelo Google Trends as buscas pelo termo “vagas em home office” cresceram em 50% em 2023 em comparação ao ano anterior.
Um dos motivos pelo qual houve esse aumento é a flexibilidade, já que o profissional tem a liberdade de gerenciar melhor o seu tempo, ajustando suas atividades profissionais às atividades pessoais. A busca por independência e flexibilidade está ganhando cada vez mais relevância e as franquias despontam como uma ótima opção de investimento.
De acordo com o relatório mais recente da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 60% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio, sendo que 82% dos entrevistados afirmaram que a principal motivação é a busca por uma qualidade de vida melhor.
Franquias em home office no Brasil
Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, e apostar na modalidade de franquias pode facilitar que esse objetivo saia do papel, já que essas empresas possuem toda a estrutura necessária para interessado começar a empreender.
Uma das principais vantagens das franquias é a possibilidade de encontrar uma que se encaixe em sua realidade e com o que o empreendedor quer para a vida dele: existem franquias de todos os portes.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente 557 redes de franquias brasileiras já oferecem modelos de baixo custo ou microfranquias, modalidades em que estão inseridas as franquias em home office.
Em 2021, as franquias que ofereciam o modelo home office cresceram respectivamente 3,2% em relação ao ano anterior, de acordo com a ABF, enquanto formatos mais tradicionais, como lojas de rua ou quiosques em shoppings, apresentaram uma queda de 5,8% e 1,8% na participação de mercado.
É o caso da Velox Soluções Financeiras – franquia com atuação no mercado de empréstimos consignados, empréstimos em geral, financiamentos, consórcios, abertura de conta, capital de giro, financiamentos e seguros – que aposta que seu modelo home office terá maior procura de novos investidores, pois acredita que ser um formato muito assertivo para incentivar o empreendedorismo nacional.
“A Velox nasceu em 2017 na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, lugar considerado o berço das redes de franquias. Iniciamos nossa expansão através do sistema de licenciamento, onde atingimos a marca de mais de 900 unidades neste formato. Após esse período, com a empresa consolidada e com o histórico de empreendedores obtendo excelentes resultados, neste ano de 2024 tomamos a decisão de expandir através do franchising, onde já temos 45 unidades franqueadas no modelo home office”, detalha Mário Sérgio, CEO e fundador da Velox.
Modelo de negócio
A Velox conta com dois modelos de negócio, sendo o home office e store (loja física). Ambos os modelos se enquadram nos valores de microfranquias:
Home Office – possui investimento inicial a partir de R$ 19.900 (incluso taxa de franquia de R$ 14.900, investimento de instalação a partir de R$ 3 mil e capital de giro a partir de R$ 2 mil). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 120 mil, com lucro líquido de 10% e prazo de retorno entre 3 e 6 meses. No home não possui necessidade de contratar funcionários.
Store – requer um espaço mínimo de 30m², além da contratação de dois funcionários. O investimento inicial é a partir de R$ 74.900 (incluso taxa de franquia de R$ 24.900, taxa de instalação a partir de R$ 20 mil e capital de giro de R$ 30 mil). O faturamento bruto médio mensal é entre R$ 280 mil a R$ 340 mil, com lucro líquido de 6% a 10% e prazo de retorno entre 12 e 18 meses.
Mais de 180 produtos no catálogo
A alta demanda de brasileiros precisando de produtos financeiros faz com que esse setor seja tão vantajoso de se investir. Somente a Velox possui mais de 180 produtos, tendo como carro-chefe o crédito consignado para servidores do estado, do município e federal, além de consórcio de carro, casa, serviços e moto; abertura de conta corrente; energia solar; capital de giro; antecipação de recebíveis para empresas; seguros diversos; empréstimos na conta de energia entre outros.
“Esse é um mercado excelente para receber novos empreendedores, justamente por conta de sua ascensão. É um segmento onde não existe a necessidade de ter estoque e manter a mercadoria parada. São produtos de alta demanda, é ganhar dinheiro vendendo dinheiro”, enfatiza o CEO.
Para empreender com esse tipo de negócio é necessário que o empreendedor tenha alguma relação ou conhecimento do mercado de soluções financeiras. Mario pontua que o franqueado da Velox será o responsável pela captação do cliente, realização dos cálculos, colher os documentos, realizar as simulações de crédito, estipular a comissão do contrato e cadastrar as vendas no CRM das instituições. Devido a formalização digital dos produtos, a Velox já é ideal para cidades acima de 8 mil habitantes.