Mr. Black Café inaugura mais uma unidade em Recife

Negócio será comandado pelo pernambucano Edson de Araújo Júnior, que abriu o empreendimento para servir de acompanhamento a outros negócios que também administra

Curioso, resiliente e mentalidade de crescimento, essa são algumas características do empreendedor em série brasileiro. Trata-se do empresário que desenvolve e gerencia várias empresas ao longo de sua carreira, além de serem motivados pela busca constante de novas oportunidades e desafios. Esse é um termo cada vez mais comum entre grandes investidores de diversos setores.

É o caso do pernambucano Edson de Araújo Júnior, de 59 anos, que acaba de inaugurar uma loja da franquia Mr. Black Café Gourmet (unidade São José), em Recife/PE. A ideia do empreendimento surgiu após Edson notar que uma das suas lojas do ramo de utilidades e decorações não tinha um local para que os maridos das esposas pudessem esperar com mais conforto e paciência, bem como as clientes.

“Sentimos falta de um espaço para acomodar esse público, então optei por uma franquia para não ter que começar do zero e enfrentar algumas dificuldades de negócio, e sei muito bem como é investir em algo e isso não dar certo. Além do mais, a probabilidade de errar é bem menor. O que me fez escolher pela Mr. Black Café é o tempo que está no mercado, o formato mais tradicional de cafeteria, e por ter um número condizente de franqueados, além de não venderem ilusões de faturamento e lucratividade”, enfatiza o novo franqueado.

Largou a carreira para empreender

Formado em Ciências Náuticas pela EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), aos 19 anos Edson saiu da casa dos pais em Recife para estudar em Belém/ PA, porém, após anos de vida no mar isso já não o atraía mais e resolveu abrir seu primeiro negócio próprio.

Hoje ele administra duas empresas no ramo de papelaria, sendo uma delas no segmento de atacado, com mais de 25 anos de mercado, e investiu recentemente em outra no segmento de utilidades e decoração, além da cafeteria da Mr. Black.

Aquele velho ditado “o olho do dono que engorda o gado”, pois bem, Edson faz questão de todos os dias estar presente nas suas empresas. “A parte mais difícil de ter vários negócios é que ainda é necessário, muitas vezes, levar o trabalho para casa, devido à falta de tempo”, afirma o empresário que diz que mesmo sendo cansativo faz com o maior prazer.

Mercado de cafeterias em Recife

Os cafés especiais têm atraído cada vez mais consumidores que prezam pelo aroma e paladar da bebida preferida dos brasileiros, o que faz com que esse mercado seja atrativo para quem busca investir no segmento de alimentação.

Em todo Nordeste, houve um crescimento notável do setor de franquias, o que ajudou a consolidar a região como um polo atrativo para investimentos desse modelo de negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a região teve um faturamento de mais de R$ 8,6 bilhões no 1º trimestre de 2024, representando um aumento de 19,9% em relação a 2023. Em número de unidades de franquia, o crescimento foi de 2,6%, chegando a 27.570 mil operações no período. Entre os segmentos com os maiores índices de variação em faturamento estão Alimentação e Entretenimento e Lazer junto com Serviços e Outros Negócios.

“Cafés especiais atraem investidores que querem experimentar novos tipos de preparo e conhecer a procedência da marca. Acredito que é algo básico e que estamos cansados de escutar em relação a franquias, mas a verdade é que franquia não é sinônimo de sucesso. O sucesso só virá se houver muita dedicação e persistência do franqueado, e logicamente escolher a franquia certa. É um trabalho de duas mãos”, finaliza Edson.

A Mr. Black Café Gourmet nasceu em 2006 na cidade de Belo Horizonte/ MG e hoje conta com 35 unidades. Além da unidade São José, a cidade de Recife também conta com uma unidade no Shopping RioMar e também está presente no Shopping Patteo Olinda.