Virgílio Souza Machado, 33 anos, se formou em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tinha uma carreira sólida no mercado corporativo, então, decidiu largar tudo para empreender no ramo óptico. Hoje, ele é multifranqueado da rede de óticas Mercadão dos Óculos com sete unidades no estado de São Paulo e no Paraná.
A trajetória empreendedora de Machado começou no universo de uma consultoria. Durante seis anos, ele trabalhou na Falconi, empresa de consultoria, onde atuou com grandes varejistas e empresas do setor público e privado.
Lá ganhou experiência atuando em projetos de formulação estratégica, desdobramento de metas, de reestruturação de processos e de melhoria de eficiência operacional. “Foi na Falconi que aprendi sobre boas práticas de gestão, metas e controle de resultados, ajudando executivos de alto escalão”, conta.
Sogro aconselhou
Até então, Machado não conhecia a rede de óticas Mercadão dos Óculos. Ainda trabalhando na consultoria, foi convidado pelo sogro para avaliar a franquia como uma opção de investimento. Embora o sogro não tenha avançado na aquisição da unidade na época, a marca deixou uma forte impressão em Machado.
Anos depois, decidido a empreender e lembrando do interesse inicial pela rede de óticas Mercadão dos Óculos, ele se aprofundou no plano de negócios da franquia e vislumbrou o potencial de crescimento do mercado de óticas. “O que mais me chamou a atenção foi a seriedade da diretoria e o foco em crescimento e melhorias constantes. Isso me deu a confiança necessária para investir na marca”, conta.
Primeira unidade
Ela foi inaugurada em Presidente Prudente (SP), em 2018. Ele lembra que não tinha conhecimento técnico no ramo óptico e nem do mercado óptico local.
“Percebi que adquirir esse conhecimento era essencial para liderar a equipe com segurança, tomando decisões assertivas e mostrando que estávamos todos alinhados em direção ao crescimento”, lembra.
O sucesso da primeira loja, sua formação em Engenharia e uma especialização na Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda, deu a Machado bagagem para a aquisição de novas lojas da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Multifranqueado
A segunda franquia em Presidente Prudente veio um ano depois, em 2019. O sucesso levou a outras cinco lojas da rede de óticas Mercadão dos Óculos: em Dracena (SP), em Presidente Epitácio (SP), em Arapongas (PR), em Apucarana (PR) e em Maringá (PR). Para o ano que vem, Machado mira 4 novas franquias.
Segundo o multifranqueado, o crescimento da rede de óticas Mercadão dos Óculos tem sido fundamental para fortalecer o próprio desenvolvimento. “A cada ano, a franqueadora apresenta inovações que nos destacam no mercado, proporcionando um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Essas inovações incluem lançamentos de novos produtos, melhorias no design das lojas e aprimoramentos na experiência de compra dos clientes, garantindo que estejamos sempre à frente no setor”.
Inovação e internacionalização
Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.
Para ser um franqueado em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias até o final de 2025.
Prêmios e certificações
A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por seis vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por oito vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.