A rede de franquias Mr. Cheney, primeira cookie store do Brasil e reconhecida pela qualidade de seus cookies, que já conta com 80 unidades distribuídas em todo o país, amplia o mix de produtos para oferecer omeletes, milk-shakes, sorvetes e salgados brasileiros, bem como coxinhas, quibes e bolinhos de queijo, e espera alcançar um faturamento de R$ 78 milhões em 2025.
De acordo com Johannes Castellano, Co-CEO do Mr. Cheney, a expansão do cardápio foi uma estratégia cuidadosamente planejada não apenas para melhor atender os clientes em diferentes horários do dia, mas também para aumentar a receita dos franqueados ao oferecer opções que pudessem preencher os períodos de menor movimento nas lojas.
“Nosso produto, anteriormente focado exclusivamente em doces e cafés, tinha uma limitação de consumo para os clientes. Por exemplo, muitas vezes às 10h30 ou às 11h da manhã, poucas pessoas optam por consumir doces para não comprometer o apetite antes do almoço. Observamos que itens de café da manhã eram importantes especialmente nas lojas que abrem logo cedo, como as de rua e aeroportos”, explica ele.
Nos últimos anos, o Mr. Cheney também renovou seu cardápio de sobremesas com novas opções que rapidamente conquistaram o paladar dos clientes. Hoje, a marca oferece mais de 20 variedades de cookies, incluindo o Cookie My Way, com mais de 1.000 combinações possíveis, e o Cookie Pistache, que foi adicionado permanentemente devido ao seu grande sucesso. Outros destaques incluem o novo Cookie Avelã Crunchy. Além disso, os famosos cinnamon rolls, assados na hora para garantir frescor, continuam a ser uma das opções mais apreciadas do cardápio. O Mr. Cheney também ampliou suas bebidas geladas, com destaque para os frappés com cookies, disponíveis nos sabores chocolate, doce de leite e caramelo. Essas novidades resultaram em um aumento de 8% em média nas vendas.
Por isso, a rede optou por incluir as panquecas para melhorar a experiência dos clientes que visitam a loja nas primeiras horas do dia. Além disso, a marca também introduziu salgados pensando em oferecer lanches rápidos para as pessoas que não têm tempo para almoçar.
A seleção dos novos produtos foi precedida por uma rigorosa pesquisa de mercado, que indicou que os itens escolhidos estão entre os mais pedidos pelos brasileiros. O processo incluiu testes detalhados com clientes e funcionários para garantir a aceitação e a viabilidade dos novos itens. Como resultado, a rede adicionou ao cardápio salgados como coxinha de frango, coxinha com catupiry, quibe tradicional, quibe com catupiry, bolinha de queijo e bolinha de palmito. “Nossa intenção é aumentar o ticket médio com a introdução desses novos produtos, atraindo novos clientes e aumentando o fluxo nas lojas, além de oferecer opções de combos,” explica Johannes Castellano.
Com essa estratégia, a rede estima aumentar a receita das unidades na ordem de 10% a 20%, dependendo da posição da unidade. Algumas lojas próximas a escritórios podem ter uma resposta diferente de uma unidade em uma área mais residencial.
Apesar dos desafios econômicos, a rede planeja atingir cerca de 130 lojas e faturar R$78 milhões em 2025, além de continuar expandindo seu modelo de negócios para incluir mais pontos de venda em locais estratégicos.
A marca também está explorando diferentes modelos de lojas para atender a diversas regiões do país. Segundo Castellano, é muito importante considerar que nem em todos os lugares cabe uma loja padrão. Eventualmente, o conceito de Store-in-Store poderá ser mais explorado, dando oportunidade para que nichos específicos de produtos com a marca Mr. Cheney sejam vendidos dentro de outros estabelecimentos comerciais.