Com o mercado de franquias em ascensão, a rede de cafeterias Casa Bauducco marcou presença na Expo Franchising ABF Rio.
Conforme revela a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um crescimento de 15,8% no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A rede de franquias Casa Bauducco, que atualmente opera quase 200 lojas, sendo oito no Rio de Janeiro, também possui seu desempenho destacado, acima do mercado de franchising, com alta de 19 % no volume de vendas no primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período de 2023.
No estado do Rio de Janeiro, a trajetória é semelhante, com o faturamento de franchising ultrapassando R$ 11,7 bilhões no primeiro semestre, representando um aumento de 13,2%.
De acordo com Renata Rouchou, Diretora de Expansão da Casa Bauducco, a rede de cafeterias está acelerando sua expansão por meio de uma estratégia robusta que abrange soluções específicas para cada cluster (segmento do mercado), repaginação da marca e estímulo ao aumento do faturamento de seus franqueados.
“Buscamos por empreendedores com potencial para multilojas, visando expandir a presença da marca em setores estratégicos, oferecendo qualificação de serviços e soluções tanto para franqueados quanto para consumidores. Vamos atingir 500 unidades, a médio prazo, atendendo a grande demanda pelo nosso modelo único de negócios. Para isso, mapeamos pontos qualificados em todo o Brasil”, afirma.
A executiva acrescenta que os investidores contarão com uma marca repaginada e contemporânea: “A rede realizou um rebranding de marca que reforçará um aumento de vendas estimado entre 20% e 25% nas lojas. Além disso, a Casa Bauducco disponibiliza múltiplos canais de vendas, incluindo plataformas digitais, B2B, QR Code de Natal e feiras sazonais, que contribuem significativamente para o aumento do faturamento.”
A Casa Bauducco está sempre empenhada em inovar e desenvolver modelos de negócios distintos, oferecendo aos parceiros opções como loja física, quiosque, cart e tuk tuk. A marca disponibiliza o cart sem custo de ativo, um movimento inédito no mercado de franchising, com o objetivo de incentivar os franqueados a expandir internamente por meio de novos pontos e formatos de negócios.
Diversificação no mercado
Fundada em 2012, a Casa Bauducco adotou o regime de franquias em 2015, o que acelerou seu crescimento. Atualmente, a marca se destaca em diversos segmentos, com presença em importantes shoppings centers, hospitais (como Rede D’Or, Albert Einstein e Amil), prédios corporativos (Itaú, Banco do Brasil, Safra e Bradesco) e aeroportos estratégicos (Guarulhos, em SP; Brasília, no DF; e Confins, em MG). Essa diversificação no mercado faz com que a empresa tenha vários pontos de contatos com o consumidor, trazendo saudabilidade para o negócio.
A rede de franquias tem expandido sua atuação em setores como saúde e corporativo, desenvolvendo soluções específicas que incluem cardápios de refeições executivas e uma variedade de opções de desjejum. Com mais de 20 unidades em hospitais, a marca triplicou sua presença nesse segmento nos últimos três anos e também conta com quase 20 pontos em edifícios corporativos. Enquanto continua a crescer em shoppings, a empresa está explorando novos clusters. A meta é estar presente em todas as capitais do país e nas segundas maiores cidades de cada estado.
Novo projeto
Com um histórico de lançar tendências de consumo, como a fatia de panettone quente disponível durante todo o ano, bebidas exclusivas como o Bauduccino e um menu de café premium da Fazenda Ipanema Coffees, desenvolvidos para harmonizar com os forneados da Casa Bauducco, a marca mostrará seu novo posicionamento, identidade visual e modelo arquitetônico aos visitantes da Expo Franchising ABF Rio, marcando um novo capítulo para a rede.
Atualmente, a Casa Bauducco conta com 15 unidades já inauguradas ou reformadas sob o novo modelo de rebranding. A primeira unidade a receber a repaginação foi a do Shopping Eldorado, em São Paulo, uma operação própria da companhia. Essa transformação num ponto exclusivo serve como uma vitrine de segurança para os franqueados. A empresa possui cerca de 10 lojas em diferentes clusters, que funcionam como laboratórios para testes de produtos, consumo e campanhas.
Segundo Renata Rouchou, o novo visual tangibiliza a proposta de italianidade, que é a raiz da marca-mãe, Bauducco®. “A virada de marca tem como objetivo abrir as portas e convidar o público para entrar e experimentar o frescor e o calor de uma verdadeira experiência de um sentimento chamado casa, conceito inerente ao ecossistema da companhia”, diz.
Além da unidade do Shopping Eldorado (SP), as lojas do Shopping Pátio Higienópolis (SP) e do Aeroporto de Guarulhos (SP) também passaram por reformas e já reabriram com o novo projeto arquitetônico. Outras 12 lojas foram inauguradas com o novo design em locais como E-business Park (SP), Insper (SP), Link Business School (SP), Golden Square Shopping (São Bernardo do Campo – SP), Campo Limpo, Nova Praça Araçatuba (Araçatuba – SP), Teresina Shopping (PI), Jardim Oriente.
Nos próximos 12 meses, o plano é inaugurar 50 novos pontos com o novo conceito e reformar outros 50 empreendimentos já existentes.