Rede de barbearias aposta em inteligência artificial em plataforma de visagismo

A rede Barbearia Vip lança o Visagismo Vip, o novo serviço disponível nas 51 lojas da rede.

A nova plataforma foi desenvolvida com inteligência artificial e já está disponível para todos barbeiros da rede. A expectativa é crescer 10% acima do planejado com este lançamento. O crescimento inicial almejado era de 35% – com base nos dados de 2023 – e agora a franqueadora almeja crescer 45%.

Esta nova tecnologia não tem custo adicional ao cliente. Visagismo é a técnica que valoriza a beleza de cada pessoa, considerando suas características físicas, personalidade e estilo de vida.

O termo vem do francês visage, que significa “rosto”. “A IA que desenvolvemos se alimenta de referências de visagistas de renome do mercado, de livros sobre visagismo e das informações disponíveis na internet”, explica Victor Conceição, o CEO da rede que tem o ator e empresário Malvino Salvador como sócio.

A plataforma aponta o novo corte de cabelo e recorte da barba de acordo com o objetivo da pessoa. “O investimento foi numa startup de tecnologia que montei dentro da Barbearia Vip, inicialmente com outra ideia”, explica Victor. Nos últimos seis meses são mais de 300 mil investidos, entre sistema, servidores, tecnologia e mão de obra

O projeto foi desenvolvido e validado internamente desde o início do ano. Toda a rede passou por treinamento para adquirir o conhecimento técnico adequado para o projeto. O primeiro passo é a foto do cliente, seguido de resposta a perguntas simples sobre o estilo e a imagem que quer passar. Segundo Conceição, o objetivo é entregar mais valor aos clientes, os fidelizando. “Um dos objetivos é ser o mais assertivo possível e, acima de tudo, possibilitar a evolução constante”, finaliza.

O mercado brasileiro de franquias registrou crescimento nominal de 19,1% no 1º trimestre de 2024 ante o mesmo período do ano passado. O faturamento do setor passou de R$ 50,8 bilhões para R$ 60,5 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual a rede faz parte, cresceu 17,5%.