O bairro de Santana, zona norte de São Paulo, recebeu uma nova unidade da principal rede de moradias sênior no país, a Terça da Serra. A casa conta com uma área total de 1.196m² e chega para suprir a alta demanda do município, oferecendo um serviço de alta qualidade nos cuidados com os idosos.
Com capacidade para 40 hóspedes, o espaço possui sala de atividades coletivas, academia, cinema, sala de jogos, biblioteca, área de convivência interna e externa com jardim, suítes, salão de beleza e espaço ecumênico.
Segundo estudos recentes do IBGE e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) , nos últimos anos a cidade de São Paulo presenciou um crescimento significativo da população idosa, chegando a mais de 2 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com o levantamento, de 2010 a 2022 houve um crescimento de 51,1% de idosos na capital, reforçando a importância de residenciais e serviços especializados para a terceira idade.
Para a franqueada Silvia Amaral, médica geriatra, o cuidado nessa fase da vida tem que ser redobrado, principalmente para uma convivência harmônica e para que o idoso não se sinta sozinho. “Nessa idade, o melhor que se tem a fazer é aproveitar, mas sabemos que às vezes existem algumas dificuldades. Por esse motivo, a demanda por ambientes que proporcionem uma vivência de qualidade para a terceira idade é grande. A convivência com outros idosos, a realização de atividades e o companheirismo que locais como a Terça da Serra são essenciais neste momento, dando suporte e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos idosos residentes e também aos seus familiares”.