Rede nacional do ramo imobiliário, a Apolar está investindo no mercado de franquias para ampliar sua atuação nacional e alcançar a marca de 200 unidades até o final de 2024. Entre as estratégias para atingir a meta – que irá mais que dobrar as atuais 90 franquias e pontos de locação – está a participação inédita na Brokers Day, um dos mais relevantes eventos do mercado imobiliário da região Sul, com agenda entre os próximos dias 21 e 22 de agosto, em Criciúma (SC).
Na feira, a Apolar Franquias irá destacar um dos dois principais eixos da expansão, que tem como foco a região Sul do país. “A estratégia de ir para Criciúma está alinhada ao objetivo de apresentar o modelo de negócio para o Sul. Neste sentido, a cidade é um ponto chave, assim como Florianópolis, Itajaí e Balneário Camboriú, dois locais de interesse imediato da marca. A participação na feira é uma maneira de nos posicionarmos para o mercado imobiliário local, de contarmos que estamos ali”, explica Marco Vieira, diretor de expansão da Apolar. A empresa já conta com franquias em Santa Catarina, nas cidades de Garuva, Itapoá e Joinville.
Durante o evento, corretores, franqueados e investidores em potencial poderão conhecer duas modalidades de franquias da Apolar. O modelo startup é voltado ao empreendedor iniciante, que não atua no mercado imobiliário, mas deseja investir e desenvolver expertise no setor. “É um modelo de negócio catalisador para o investimento dele”, comenta Marco Vieira. A modalidade de conversão, por sua vez, é destinada a empresários do ramo imobiliário que operam no modelo tradicional e desejam melhorar a performance dos seus negócios. “O primeiro é para quem deseja se tornar empresário. O segundo, para quem tem conhecimento do mercado, mas busca ganhar escala”, resume o diretor de expansão da Apolar. Os investimentos nas modalidades variam, sendo a taxa de franquia da startup de US$ 20 mil e da conversão, de US$ 15 mil.
O modelo estratégico de atendimento móvel (ATM) também estará em exposição na Brokers Day. Trata-se de um posto avançado com inteligência artificial, por meio do qual os franqueados podem realizar pesquisas de mercado em locais estratégicos (como em mercados de condomínios) para estudar a abertura de novas unidades em regiões de interesse. “Cruzamos dados de imóveis e estratégicos da região com as respostas colhidas via totem para que o franqueado tenha informações mais precisas e mais assertividade no seu investimento naquela localidade”, detalha o diretor de expansão. O investimento no modelo é de US$ 5 mil.
Além das especificidades de cada modelo, o pacote de franquia engloba ainda o projeto arquitetônico e de comunicação da marca. Outro diferencial é a parceria realizada pela Apolar com o banco Bradesco, que oferece juros baixos para o financiamento tanto de novos negócios quanto da revitalização de unidades já franqueadas. “Conseguimos financiar com o Bradesco até 90% do valor do investimento”, destaca o diretor de expansão da Apolar.
As condições e modalidades de franquias também são válidas para o segundo eixo da expansão da Apolar, que se estende das regiões Sudeste e Centro-Oeste ao Norte do país e terá início com a abertura da unidade de Ribeirão Preto (SP), prevista para até o início de setembro. Além disso, a Apolar também conta uma unidade em Assunção, no Paraguai, resultado do investimento de 1,5 milhão previsto para este primeiro ano do projeto de expansão da Apolar Franquias. Atualmente, cerca de 700 corretores atuam com a marca.