Limpeza e capacitação: o que é necessário para oferecer um serviço diferenciado e de qualidade

A cultura Dona Help é repassada aos franqueados por meio de treinamentos, masterclasses e mentorias contínuas que acompanham a fase de desenvolvimento da unidade

A concepção das pessoas sobre a importância dos hábitos de limpeza e higiene, com certeza, mudou após a pandemia da Covid-19. Com isso, a desinfecção de ambientes e superfícies passou a ser uma preocupação diária. Acontece que, mesmo com a volta da normalidade, isso tem que continuar a fazer parte da nossa rotina, visto que não é apenas o coronavírus que se aproveita de lugares propícios para se proliferar. Prova disso são os mosquitos transmissores de doenças graves, como o Aedes aegypti – transmissor da dengue, febre amarela etc. – que se aproveita de locais com água parada para usar como criadouros.

E não podemos deixar de mencionar os demais vírus, além de bactérias, ácaros e fungos. Dados de 2022 da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) revelam que cerca de 30% dos brasileiros possuem alguma alergia respiratória. Presente em 1⁄4 da população brasileira, a rinite alérgica pode ser considerada o tipo mais comum de doença respiratória.

Hábitos simples do dia a dia podem evitar a manifestação destas doenças, como a limpeza para evitar o acúmulo de poeira, a grande vilã de doenças respiratórias. Com a vida corrida, nem todos conseguem tempo para fazer uma limpeza adequada da casa ou de seus locais de trabalho. Neste caso, contar com a ajuda de empresas especializadas neste tipo de serviço passa a ser uma necessidade.

A rede de franquias Dona Help entende bem disso e oferece a prestação de serviços de limpeza para residências e empresas, com qualidade e personalização, desde 2023. Em 2024, ela expandiu os negócios para o franchising e, para se manter em vantagem competitiva, aposta bastante na capacitação profissional dos franqueados.

Ao adquirir uma unidade da rede, o franqueado passará por um curso de “Formação para Novos Franqueados”, com os especialistas e diretores, que acontece on-line, durante dois dias. “O treinamento contempla toda a transferência de know how e segredos do modelo de negócio, com módulos que são essenciais para que o franqueado possa gerir a unidade”, relata Jéssica Ramalho, CEO e fundadora da Dona Help.

Metodologia de treinamento da Dona Help

No treinamento, serão repassadas técnicas específicas da rede: treinamento de utilização do software Dona Help, estratégias de captação e seleção de colaboradores, estratégias de marketing, técnicas de vendas, orientação sobre o processo de abertura da empresa e todo processo de trabalho da franquia Dona Help.

O treinamento on-line é realizado por meio de videoaulas gravadas que ficam disponíveis no Ellosistema, e as videoconferências com especialistas e diretores, via Google Meet. Os franqueados se encarregam de contratar os colaboradores – os chamados “helpers” -, mas a franqueadora se compromete em oferecer todo o respaldo. Além de um módulo específico de Gestão de Pessoas, que inclui todos os processos, documentos e arquivos para contratação dos helpers, a Dona Help disponibiliza um banco de currículos para facilitar o recrutamento dos melhores perfis.

“Após a escolha dos helpers pelos franqueados, a franqueadora envia presencialmente a Helper Master, nossa especialista em limpeza, que passará através de um treinamento teórico e prático a metodologia de excelência da Dona Help. A Helper Master se deslocará até as unidades para passar o treinamento prático para o franqueado e para os helpers.” Com isso, o franqueado poderá escolher aquele que mais se destacar para realizar os próximos treinamentos.

Qual a importância desta capacitação?

A capacitação dos profissionais de limpeza é fundamental para que a equipe possa executar sua função com agilidade e segurança, utilizando técnicas apropriadas para cada espaço e que respeitam as solicitações da ANVISA. Com isso, toda a dinâmica de limpeza é otimizada, aumentando a produtividade do coletivo e agregando outros benefícios como a economia do estoque, devido à utilização da quantidade correta de produto, sem contar na aprendizagem do manuseio correto dos equipamentos e maquinários de limpeza.

Quanto a isso, são os contratantes dos serviços da Dona Help que se responsabilizam pelos materiais e equipamentos a serem usados. “Mesmo assim, durante o treinamento da Helper Master, a nossa especialista capacita as helpers para a utilização de materiais e equipamentos adequados para cada tipo de limpeza ou de necessidade. É utilizado um Manual de Limpeza que serve como guia e contém algumas instruções acerca do assunto”, explica Jéssica.

Os pontos-chave do diferencial de treinamento da Dona Help são: Capacitação Abrangente, Padrões de Excelência, Atualização Constante, Impacto nos Franqueados, Vantagem Competitiva. A empresa está centrada em capacitar seus profissionais de forma abrangente e contínua, garantindo um nível de excelência que se reflete na qualidade dos serviços oferecidos pelos franqueados da rede

Para isso, também contam com dois recursos focados na ampliação desta aprendizagem: a Help School (escola de capacitação contínua para helpers e franqueados) e o Help Cast (podcast mensal com especialistas e franqueados para o compartilhamento de conhecimentos).

Além disso, após concluírem o curso de formação, os franqueados passam pelo “Programa de Gestão Acompanhada”, com mentorias e masterclasses contínuas de acordo com a etapa de desenvolvimento das unidades, sendo elas: Júnior, Pleno e Sênior.

  • Mentoria Júnior – equipe de especialistas que acompanham e dão suporte à nova unidade durante os 3 primeiros meses;
  • Mentoria Pleno – para franquias de 3 a 18 meses de operação;
  • Mentoria Sênior – para franquias com mais de 18 meses de operação.