Com mais de 34 mil estabelecimentos ativos no país, o mercado de pizzarias registra o crescimento de 11,55% no último ano, de acordo com o levantamento realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra). A pesquisa, que analisa o número de empresas atuantes no setor em 2023, aponta que esse mercado segue aquecido, destacando-se a região Sudeste, responsável pela maior concentração de estabelecimentos no país, uma fatia de 52%. Diante desse cenário positivo e da evolução do setor, o estado do Rio de Janeiro também ganha destaque com 2.807 pizzarias ativas, o que representa 15,8% dos comércios do setor na região, atrás apenas de Minas Gerais (16%) e São Paulo com (65,2%).
Os resultados favoráveis estimulam a abertura e impulsionamento de negócios dentro do segmento em solo fluminense, como a Borda & Lenha, primeira rede de fast-pizza do Brasil, que registrou crescimento de 191,6% no último ano, quando faturou R$ 10 milhões. Segundo Gabriel Farrel, fundador e CEO da Borda & Lenha, o êxito da rede deve-se ao fato de o modelo de negócio atender às premissas e demandas do consumidor. “Os clientes somam a pouca disponibilidade para cozinhar à busca por experiências personificadas, potencializando, cada vez mais, as vendas de comida via delivery”, comenta o executivo.
Fundada em 2016, a Borda & Lenha, que oferece no cardápio pizzas preparadas com massa artesanal e permite que o consumidor monte o sabor a partir de mais de 25 opções de toppings, nasceu no auge dos food trucks com apenas um forno a lenha na caçamba de uma caminhonete e uma estrutura de pallet para atender eventos de rua. Em 2021, depois de participar de um programa de televisão que reúne investidores que fazem aportes em protótipos e produtos já desenvolvidos, recebeu investimentos do José Semenzato e do Felipe Titto, registrando crescimento de 650% no número de lojas abertas e 1350% em comercializadas.
Para 2024, o plano da rede é alcançar o público fora das mídias sociais, além de aplicar recursos em inovação por meio de novas plataformas de vendas e aperfeiçoamento dos aplicativos da marca. “Nossa meta é continuar expandindo de forma que, até dezembro, a gente chegue a todos os estados brasileiros, alcançando o total de 100 lojas em operação e triplicando o faturamento para R$ 30 milhões”, finaliza Farrel.