Com o setor de franquias aquecido, a Casa Bauducco marca presença pela segunda vez na ABF Franchising Expo, maior feira do mercado de franquias do Brasil. De acordo com a Pesquisa de Desempenho do Primeiro Trimestre de 2024, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do mercado alcançou R$ 60,5 bilhões – de janeiro a março deste ano – registrando uma alta de 19,1% com relação ao mesmo período do ano anterior. Esse foi a maior expansão trimestral desde que o estudo começou a ser realizado, em março de 2014. Um dos maiores índices foi de Alimento – Food Service, com crescimento de 26,6% nesse mesmo período. A Casa Bauducco também apresenta resultados positivos em 2023 com alta de 23% no volume de vendas, em comparação a 2022.
Segundo Renata Rouchou, Diretora de Expansão da Casa Bauducco, a rede de cafeterias se mantém em aceleração porque realiza um trabalho estratégico que engloba um plano de expansão criterioso, atuação em diferentes clusters, repaginação da marca e incentiva o aumento de faturamento de seus franqueados.
“Nossa expansão tem como meta chegar a 500 unidades, no máximo, a médio prazo, sem risco de canibalização entre os parceiros. O objetivo é ampliar a rede de maneira sustentável em pontos qualificados. Além disso, o rebranding realizado recentemente reforçará o aumento de vendas estimado entre 20% e 25% para as lojas, em doze meses. Também temos múltiplos canais de vendas como o digital, B2B, QR Code de Natal e feiras sazonais, que contribuem para o aumento do faturamento dos franqueados ”, afirma a executiva.
Clusters
A Casa Bauducco busca sempre inovar e desenvolver modelos de negócios distintos disponibilizando aos empreendedores opções de loja física, quiosque, cart e tuk tuk. A marca oferece cart sem cobrar o ativo, um movimento inédito no mercado de franchising. O intuito é incentivar os franqueados a crescer internamente com novos pontos ou formatos de negócios. Atualmente, a marca procura por empreendedores com potencial multilojas em Belo Horizonte (MG).
A rede de franquias tem como objetivo geográfico estar em todas as capitais do país e nas segundas maiores de cada estado. Também tem como estratégia abrir novas unidades em diferentes clusters (segmentos do mercado). A marca atua nos principais shoppings centers, no mercado hospitalar (Rede D’Or, Albert Einstein e Amil), no setor corporativo (Itaú, Banco do Brasil, Safra e Bradesco), e em importantes aeroportos (Guarulhos, em SP, Brasília, no DF, e Confins, em MG). A Casa Bauducco também oferece soluções personalizadas de cardápios para cada setor, como refeições para edifícios corporativos e desjejum para hospitais.
“Há cinco anos, fomos para o mercado hospitalar. Percebemos que nesse nicho estaríamos oferecendo um ambiente aconchegante, próximo e acolhedor, com a experiência de um sentimento chamado casa. O resultado é que triplicamos o número de unidades nesse segmento. Essa diversificação de clusters faz com que a Casa Bauducco tenha vários pontos de contatos com o consumidor, trazendo saudabilidade para o negócio”, diz Renata Rouchou.
Rebranding
Com o histórico de lançar tendências de consumo, como a fatia de panettone quente o ano todo, e ter bebidas exclusivas como o menu de café premium da Fazenda Ipanema Coffees, a Casa Bauducco também vai apresentar na ABF Franchising Expo 2024 seu novo posicionamento, identidade visual e modelo arquitetônico. É a primeira vez em 12 anos que a rede de franquias realiza uma repaginação. O estande na feira da ABF contará com a nova identidade visual da marca.
A primeira unidade que recebeu o rebranding foi do Shopping Eldorado (SP), que é uma operação própria da companhia. Essa virada de marca em um ponto particular se torna uma vitrine de segurança para os franqueados. A empresa tem cerca de 10 lojas próprias em diferentes clusters que funcionam como laboratório de produtos, consumo e campanhas.
Segundo Denise Imamura, gerente executiva de marketing de Casa Bauducco, o novo visual cumpre a proposta de italianidade, que é a raiz da marca-mãe, Bauducco®. “O rebranding traz um ambiente ainda mais aconchegante, próximo e convidativo e tem o objetivo de abrir as portas e convidar o público para entrar e experimentar o frescor e o calor de uma verdadeira experiência de um sentimento chamado casa, conceito inerente ao ecossistema da companhia.”
Nos próximos 12 meses, o plano é inaugurar 50 lojas com o novo conceito e reformar 50 unidades já existentes.
O investimento inicial em uma franquia de Casa Bauduccco parte de R$ 450 mil, a depender do modelo e tamanho da unidade.