Visando receber novos investidores, pelo fato de conter um investimento inicial baixo, a partir de R$ 14 mil, e opções de produtos reduzidos, a AF Crédito Soluções Financeiras – franquia com atuação no mercado de seguros e créditos – lançou seu novo modelo de negócio, o Home Start.
De acordo com a diretora geral da marca, Ana Carolina da Silva, o que diferencia o modelo Start do modelo Home Plus é o valor de investimento e a quantidade de produtos disponíveis para comercialização do franqueado. “Ambos são home based, o franqueado desenvolve o mesmo trabalho nas duas opções e o suporte por parte da franqueadora é o mesmo.”
Investimento inicial baixo
O modelo Home Start da AF Crédito se enquadra nos valores das microfranquias, além de ser a opção com o menor valor de investimento disponível na rede.
“O investimento inicial solicitado é de R$ 14 mil, incluso taxa de franquia de R$ 11.900 e capital de giro de R$ 2.100. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 6 mil, sendo ele as comissões auferidas. O prazo de retorno do investimento é a partir de três meses, dependendo de diversos fatores, como a dedicação do franqueado, o produto escolhido, a demanda local e o trabalho desenvolvido. Reforçamos que o sucesso e a rapidez no retorno do investimento estão diretamente ligados ao empenho e à eficiência na gestão do negócio”, detalha Ana Carolina.
Produtos divididos em quatro pilares
Ao optar pelo Home Start, o franqueado da AF Crédito terá os produtos divididos em quatro pilares:
– Créditos consignados: crédito consignado para aposentado, pensionista, funcionário público, adiantamento de FGTS, crédito com o limite do cartão de crédito, entre outros;
– Créditos estruturados: crédito com garantia imobiliária, antecipação de recebíveis, antecipação de CPR, financiamento e refinanciamento de veículos, entre outros;
– Seguros: seguro de vida, auto, frota, empresarial, residencial, plano de saúde, plano odontológico, entre outros;
– Consórcios: imobiliário, veículos leves e pesados, produtos e serviços.
Novo perfil de investidor
Alguns dos motivos da marca em ter lançado essa nova opção no mercado foi para receber investidores que não conhecem o segmento a fundo ao ponto de ter uma preferência por produtos específicos e para que ele não fique perdido em meio a tantos itens.
“Também desenvolvemos essa modalidade para tornar o suporte menos passivo, com um nicho específico para o franqueado, reduzindo a demanda operacional. Consequentemente, nosso time operacional consegue acompanhar mais de perto o franqueado de uma forma ativa, não apenas respondendo quando ele o procura de forma reativa e sim procurando o franqueado para saber se está com dificuldades”, conta Silva.
A diretora geral da AF Crédito também ressalta que a marca já vinha recebendo pedidos de outros investidores para esse tipo de modelo antes mesmo de ser criado, pois alguns queriam atuar somente com o nicho.
Projeções
Mesmo lançando o modelo há poucas semanas, a marca já conta com algumas tratativas avançadas em cidades como São Paulo/SP; Anápolis/GO; Feira de Santana/BA e Brasília/DF.
“Neste primeiro momento pretendemos comercializar 20 unidades desse modelo para pilotar. Após concretizarmos a performance dos estudos que realizamos iremos comercializar mais unidades”, finaliza Ana Carolina.
Segmento em alta
O segmento de Serviços e Outros Negócios, em que se encontra a AF Crédito, foi o terceiro com maior aumento no 1° trimestre deste ano, conforme os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
De acordo com a ABF, esse nicho registrou um faturamento de R$ 8.287 bilhões nos três primeiros meses deste ano, sendo que no mesmo período de 2023 a receita gerada foi de R$ 6.613 bilhões, resultando em uma alta de 25,3%.