A oscilação das temperaturas, após um outono relativamente fora dos padrões, lembra aos brasileiros que o inverno se aproxima. E quem disser que a estação não combina com sorvete está errado. Ainda mais agora, com o novo lançamento da Ice Cream Roll, rede de franquias de sorvete tailandês (os famosos rolinhos). A partir da próxima quinta-feira (20), todas as unidades passam a oferecer o FondueLatto, uma deliciosa combinação de fondue com muito chocolate e fruta (morango ou banana) e gelato de massa ou no palito. A novidade fica no cardápio até o fim de setembro.
O cliente pode personalizar o gelato no palito como quiser, ou escolher seu sabor de gelato de massa favorito para combinar com a nova iguaria. “Somos conhecidos pela ‘mania’ de inovar, e essa receita é mais uma prova da nossa capacidade de invenção e reinvenção. Nossas centenas de combinações agora podem, também, ser feitas com um fondue muito especial, caprichado no chocolate”, explica Roger Rodrigues, CEO e fundador da Ice Cream Roll.
Segundo Rodrigues, as reinvenções feitas pela rede ao longo dos anos se tornaram o diferencial para que a Ice Roll crescesse e atingisse o faturamento de R$ 43 milhões em 2023, com expectativa de aumentar para R$ 61 milhões neste ano. Entre essas ações, estão as criações de produtos e os diferentes formatos de unidades disponíveis para os futuros franqueados. “Estamos sempre nos reinventando. Como o produto é feito na frente do cliente, e na hora, conseguimos desenvolver um leque muito grande de sabores e opções. Primeiro, veio o sorvete na chapa, depois vieram os sundaes, o fondue, receita exclusiva nossa, o taco roll e o gelato e gelato no palito, este também exclusivo. Além disso, tivemos a evolução dos formatos, começando só com o quiosque e expandindo para um mix muito maior, que hoje tem loja e um modelo itinerante para eventos, por exemplo”.
A experiência do cliente também é um dos fatores que, segundo Roger, ajudou a Ice Cream Roll em seus primeiros anos. “Existe um movimento muito grande de negócios que geram experiências para o consumidor. Não dá mais para fazer o simples. ‘Fazer’ o sorvete na frente do cliente é um dos fatores que nos coloca nesse rol, gerando entretenimento. Chama a atenção, atrai curiosos para ver todo o processo e é sucesso com as crianças. Outro motivo é o frescor e a qualidade dos sorvetes, uma excelência da qual não abrimos mão”, comenta.
A importância de gerar experiências e cativar os clientes fica clara com dados de pesquisa da New Voice Media, que aponta que cerca de 58% dos entrevistados optam por não retornar a utilizar os serviços de uma empresa após uma experiência negativa, enquanto que 69% recomendariam a empresa para amigos e familiares após uma experiência positiva.
Metas para 2024
Expandir-se nesses anos tem sido uma realidade para a Ice Cream Roll e 2023 não foi diferente. A rede terminou o último ano com um crescimento de 45% em número de lojas no país, passando de 55 para 75 entre janeiro e dezembro. Além disso, o faturamento também foi elevado, passando de R$ 29,7 milhões para R$ 43 milhões, um aumento de aproximadamente 45%, o que, segundo Rodrigues, não se deu apenas pela inauguração de unidades, mas, também, pelas já existentes estarem faturando mais. E para 2024, as expectativas são ainda melhores: aumento de 42% no faturamento; no número de unidades de sorvete vendidas (de 2 para 3 milhões anuais); além da abertura da 100ª loja.
De acordo um levantamento da Abis (Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes), as sorveterias no Brasil movimentam aproximadamente R$ 13 bilhões por ano, com cerca de 11 mil pontos, englobando gelaterias, sorveterias e indústrias. O país consome, em média, um bilhão de litros de sorvete por ano, sendo o consumo médio, por pessoa, de cinco litros.