Após um faturamento médio mensal acima de R$ 260 mil por restaurante no ano de 2023, 6% a mais que o ano anterior, o Gendai – rede de restaurantes com forte DNA de comida japonesa e pertencente ao Grupo Trigo – mira oportunidades de expansão em shoppings centers das grandes capitais do Brasil.
“No ano passado, crescemos em importantes metrópoles e, neste ano, há oportunidades de abertura de novos restaurantes mapeadas em importantes capitais, especialmente em importantes shoppings centers do país”, explica o Bruno Dayrell, diretor de Marcas Asiáticas do Grupo Trigo.
Atualmente, a rede conta com mais de 60 restaurantes espalhados em 11 estados do país. Apenas em 2023, foram inauguradas 14 unidades nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste, aumentando a presença em estados federativos do país. Até o final de 2024, a meta é chegar a marca de, aproximadamente, 90 unidades.
“Desde que entramos para o Grupo Trigo, em outubro de 2021, percebemos uma diferença muito positiva na estratégia organizacional e operacional. Isso tem possibilitado uma expansão mais agressiva nos últimos três anos. Nosso número de restaurantes até então sempre girava em torno de 50. Para esse ano de 2024, a previsão se aproxima do número de 90 unidades”, afirma Gilberto Ohara, o Giba, diretor de Marca do Gendai.
Para se tornar um franqueado do Gendai, o investimento inicial para o empreendedor é de R$ 600 mil reais, com uma taxa de franquia de R$ 60 mil. Em média, o faturamento mensal de cada restaurante é de aproximadamente R$ 266 mil reais, com uma taxa de lucratividade média de 10 a 15% e Pay Back entre 25 e 35 meses. Vale ressaltar que o contrato de franquia inclui apoio profissional permanente nas áreas de operações, marketing, nutrição e finanças antes, durante e após abertura do restaurante.