Antes de adquirir uma franquia, o empreendedor deve ter em mente um fator crucial: o entendimento de como a franquia escolhida realiza o suporte e treinamento para os seus franqueados. Caso o empresário não se certifique disso antes, ele correrá grandes riscos de ter uma experiência negativa ao iniciar no novo negócio.
Essa foi, justamente, a situação vivida pela Ketlen Santos, CEO da SK Steakhouse – franquia inspirada nas autênticas steakhouses americanas, com cortes premium e comida de verdade – que antes de fundar o negócio viveu um momento ruim como franqueada.
“Como franqueada de uma rede de alimentação, onde atuei por três anos, tive uma situação bem delicada, sem o mínimo suporte, orientação e apoio. A minha estimativa é que na época, tive um prejuízo de aproximadamente R$ 800 mil, enquanto era franqueada”, detalha Ketlen.
Observações
Após passar por esse período ruim em questão de suporte, Ketlen faz questão de ressaltar que os novos empreendedores, antes de investir em uma franquia, devem observar se de fato terá um treinamento focado em questões consideradas muito importantes, como análises de DRE.
“Verifique se a marca oferece treinamentos operacionais frequentes de acordo com a demanda e solicitação pelo franqueado, acompanhamentos quinzenais/mensais sobre a saúde da operação e padronização da marca”, evidencia Santos.
De dor para solução
Diante desse cenário, a CEO da SK Steakhouse teve como foco principal para a sua franquia o desenvolvimento de um suporte de qualidade, sendo esse um dos diferenciais da marca. “Oferecemos todo apoio e orientação para o franqueado, após a implantação e inauguração da loja, até o franqueado começar a caminhar sozinho”.
Berçário
Tido como um dos grandes diferenciais da marca, a SK Steakhouse conta com time de implantação e suporte, além de “berçário” que acompanha a loja após implantada.
“Contamos com consultores de campo e um time financeiro completo para traçar metas e fazer análises de DRE junto ao franqueado. Além de reuniões interativas semanais de ajustes e análise de performance de cada operação”, comenta Santos.
Time financeiro
A SK Steakhouse também conta com um suporte financeiro, que ficará acompanhando a loja por até três meses após a implantação.
“Após passar por esse período o suporte capta as principais preocupações do franqueado e irá auxiliar para obter uma rápida resolução. Dentro dos pontos de apoio está a análise de DRE junto ao franqueado, análise de CMV entre outros fatores financeiros”, salienta Ketlen.
Treinamento
Por se tratar de uma franquia de alimentação, é essencial contar com um treinamento operacional, para manter a qualidade e a padronização da marca. Dessa maneira, a SK Steakhouse investe em treinamento online e presencial para os seus franqueados.
“Contamos com o treinamento operacional via universidade corporativa, que é o mundo SK dentro de algumas aulas online. Após isso, realizamos o treinamento presencial, com a equipe junto ao consultor e os acompanhamentos mensais junto ao time do franqueado”, finaliza a CEO.