Ter a possibilidade de trabalhar em casa é uma vantagem, especialmente ao se tornar um empreendedor, devido à sua flexibilidade de horários, permite conciliar as demandas profissionais e pessoais, a partir do conforto de casa, eliminando a necessidade de um espaço físico comercial.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 redes operam com modelos de franquias de baixo custo, incluindo unidades que trabalham remotamente. Além disso, nos próximos anos, espera-se um aumento de 36% das redes que não atuam nesse modelo.
As franquias possuem uma variedade de segmentos disponíveis, desde serviços, turismo, publicidade, marketing digital, saúde, beleza e bem-estar. É recomendado realizar uma pesquisa aprofundada sobre o setor escolhido. “Ter afinidade com o segmento é importante, já que você dedicará a maior parte do seu tempo a ele. Além disso, dominar as técnicas de persuasão de vendas é a chave para o sucesso de seu negócio”, destaca André Jácomo, especialista em formatação de franquias e fundador da rede Marketing Bag.
Ao optar por uma franquia home based, o investimento é de baixo valor, o que resulta em riscos menores, tornando-se uma boa escolha para aqueles interessados em abrir seu próprio negócio ou que desejam uma renda extra, como atividade secundária. “Nesse modelo, os gastos operacionais são baixos. Você não precisa contratar funcionários, abrir lojas físicas ou lidar com despesas de aluguel”, comenta Jácomo.
O home based oferece suporte ao franqueado, plano de negócios e treinamentos para estabelecer sua presença no mercado. A Marketing Bag possui uma estratégia chamada ‘Incubadora de 60’ que representa 60 dias de treinamento, onde o franqueado recebe incentivo e preparação para alavancar seu negócio nos primeiros meses.
Enquanto participam do treinamento, os franqueados recebem orientações fundamentais para gerir a franquia, incluindo acesso à plataforma com aulas gravadas e reuniões semanais. Isso permite aprimorar as habilidades em follow-up, fluxos de cadência, vendas recorrentes, método SPIM, mudança de mentalidade e postura de vendas consultiva. “Identificamos os pontos fortes e fracos para implementar melhorias diárias. Dessa forma, é possível vencer os desafios enfrentados pelos franqueados, construindo uma perspectiva estratégica visando alcançar resultados satisfatórios”, finaliza André.