Samanta Campos de Freitas, 37 anos, nasceu em Palmares do Sul (RS). Filha de agricultor, aos 15 anos mudou-se para Gravataí (RS) devido à separação dos pais. Anos depois, morou em Barcelona, na Espanha.
Após quatro anos na Europa, voltou ao Brasil e realizou o sonho de empreender, abrindo uma loja de roupas. Incompleta profissionalmente, descobriu a Emporium da Beleza e decidiu investir em uma franquia. Para isso, vendeu a própria casa, foi morar no apartamento da sogra e usou o dinheiro para adquirir a unidade de Gravataí, que teve um faturamento superior a R$ 1 milhão em 2023.
“Eu sempre acreditei que levava jeito para empreender. E estava certa. Minha trajetória me levou a ter diferentes negócios e não vou parar por aí”, comenta.
Primeiro emprego
Já morando em Gravataí, aos 17 anos, Samanta começou a trabalhar em uma loja de roupas do tio, onde permaneceu até os 19. Nesse período, era estudante de turismo e conheceu o namorado, hoje seu esposo.
Depois de um tempo de relacionamento, o casal decide se mudar para Barcelona em busca de novas experiências. Em solo europeu, Samanta se formou em turismo e começou a trabalhar com venda de ingressos em pontos turísticos, e guia autorizada de dança Flamenca.
“Foi um período incrível em nossas vidas, me formei, trabalhei na área que queria naquela época e aprendi muito. Mas depois de um tempo, sentimos que estava na hora de voltar para casa”, lembra.
De volta ao Brasil
Após quatro anos na Espanha, Samanta retorna ao Brasil com desejo de realizar um sonho de criança: empreender. Então, decidiu abrir uma loja de roupas femininas. Após seis anos, inaugurou a segunda.
Mesmo com o sucesso do negócio, Samanta se sentia incompleta, não realizada com o setor de atuação. Foi quando ouviu falar sobre estética avançada. Ela começou a pesquisar sobre o assunto e encontrou a franquia Emporium da Beleza.
“Sempre fui ligada ao ramo da beleza. Quando pesquisei sobre estética avançada e encontrei a Emporium da Beleza, me encantei, porque a rede tinha os mesmos ideais que eu, desenvolver um ótimo trabalho e muito acessível”, completa.
Primeira unidade
Após se encantar com a marca, Samanta e seu marido investiram no novo negócio. Porém, o casal tinha um projeto de vender a casa em que moravam e construir uma nova, plano que foi adiado temporariamente. Samanta vendeu a casa, mas para investir na primeira unidade Emporium da Beleza – e foi morar no apartamento de sua sogra.
Deu certo. Em 2021 inauguraram a franquia da Emporium da Beleza em Gravataí. Os primeiros meses foram intensos: o marido cuidou da questão da implantação e Samanta ficou responsável pela parte operacional. Em pouco tempo tudo se acertou e, no ano passado, a unidade faturou mais de R$ 1 milhão.
Para 2024, a franqueada projeta um faturamento de R$ 2 milhões e sonha com a segunda unidade até o ano que vem. “Acredito que um fator importante para o sucesso é a presença ativa do franqueado. Sou grata à Emporium da Beleza, a rede me deu mais autoconfiança e me tirou da zona de conforto”, finaliza.
Franquia de sucesso
A Emporium da Beleza foi fundada em 2005 por Ana Paula Ferro, em Curitiba. Com o modelo 6 em 1, a rede democratizou a estética avançada para todo Brasil.
“Recentemente, lançamos o Face Clinic, com investimento a partir de R$ 129 mil”, destaca a CEO da Emporium da Beleza. Focado em tratamentos faciais, o Face Clinic pode ser instalado em espaços entre 44 e 55m². Segundo Ana Paula, o faturamento anual é de R$ 1 milhão e o payback em até dez meses.
Em 2023, a Emporium da Beleza faturou cerca de R$ 200 milhões e bateu a marca de 100 franquias. A rede oferece tratamentos para facial, corporal, depilação a laser, emagrecimento, nutri & dermocosméticos e e-commerce.
Além disso, conta com protocolos exclusivos como Lipo 10 para perda de até 10 quilos em 10 semanas, Empup Prime para rejuvenescimento facial, DermaGlow para hidratação, Bodydream para combate à flacidez, Ultramax para lifting facial, dentre outros.
No total, a Emporium da Beleza oferece quatro modelos de negócios: Face Clinic, a partir de R$ 129 mil; Slim, a partir de R$ 311 mil; para shoppings e supermercados, a partir de 456 mil; e Premium, com investimento a partir de R$ 705 mil.