O sorriso é um dos principais cartões de visita de uma pessoa e, cada vez mais, os brasileiros estão buscando aperfeiçoá-lo por meio de procedimentos estéticos odontológicos. Dados do relatório global apresentados pela Research And Markets, instituição europeia de estudo e pesquisa, demonstram que o segmento de odontologia cosmética deve passar a ter um faturamento de cerca de US$89 bilhões por ano. A estimativa é de que os consultórios especializados em odontologia estética apresentem um crescimento médio anual de 13%.
“A busca por um sorriso mais bonito e harmônico tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Na PróRir, experimentamos um crescimento de mais de 30% na procura por serviços como clareamento dental, lentes de contato e harmonização orofacial, que integra procedimentos odontológicos e estéticos faciais, representando cerca de R$ 3,4 milhões no faturamento anual da rede”, afirma o Dr. Alexandre Ravani, especialista em harmonização orofacial, CEO e sócio-fundador da rede de clínicas odontológicas PróRir.
No Brasil, o setor odontológico cresceu 12,5% em 2023, em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO). O faturamento do setor chegou a R$46,6 bilhões, representando um recorde histórico. E a ascensão também está no franchising. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um crescimento de 7% no número de novas franquias odontológicas de 2022 para 2023. Já em crescimento de unidades, a alta foi de 9,5%. Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pela odontologia estética. Cada vez mais, o segmento de franquias tem se tornado um caminho pelo qual muitos dentistas estão começando a empreender, pois são modelos de negócios já testados e que apresentam um suporte importante, principalmente, para o empreendedor de primeira viagem.
“O Brasil é referência em odontologia estética e ocupa o segundo lugar entre os países com maior número de procedimentos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE). Há muito potencial a ser explorado nesse mercado dentro do franchising. Ter a solidez de um nome de uma marca forte, traz credibilidade ao empreendedor”, finaliza Ravani.