Em um cenário competitivo e dinâmico no meio corporativo, o planejamento estratégico é indispensável, principalmente para quem busca por um sucesso duradouro. Esse tipo de estratégia busca orientar os empreendedores na tomada de decisões e direcionar ações.
Pesquisa Panorama de Vendas, feita pela RD Station com o apoio de TOTVS, Rock Content e The News apontou que 60% das companhias brasileiras não atingiram as metas de vendas em 2021 por falta de planejamento estratégico. Ainda segundo o levantamento, 54% delas não utilizam ferramentas para gerenciar o relacionamento com o cliente e desenvolver um plano de gestão com a equipe de vendas. Mesmo que as empresas saibam disso, infelizmente poucas estão colocando em prática.
Estudo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), apontou que 79% das empresas dizem enfrentar problemas de gestão que prejudicam o seu crescimento. A principal delas está ligada à concorrência (23%), seguida da falta de verba para fazer novos investimentos (22%), a captação de novos clientes (19%) e a falta de capital de giro (19%).
Não perder oportunidades de negócios
Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da franquia Solário Piscinas – rede de franquias com mais de 30 anos no mercado com fabricação de piscinas de fibra – analisa que para ter um planejamento estratégico é necessário investir tempo, e claro, recursos. “Aquelas empresas, independente do tempo de mercado e porte do negócio que buscam ter esse tipo de estratégias são muito mais preparadas. Principalmente ao lidar com desafios que podem surgir no caminho, e inclusive, se adaptar a grandes mudanças quando elas exigem que seu negócio altere a rota. Exemplo disso foi o cenário mundial no pós-pandemia”, diz.
O empresário enfatiza que negócios que não seguem esse caminho estão sujeitos a perderem oportunidades, e até mesmo ficar para trás entre os seus próprios concorrentes. “Não espere o problema surgir para então cogitar criar uma estratégia de como combatê-lo. Todos nós já vimos que o mundo dos negócios é versátil e requer constantemente mudanças e adaptações. Foi através de um planejamento eficaz e sempre de olho em manter um passo à frente que possibilitou que nossa marca sobrevivesse há mais de três décadas no mercado”, reflete Felipe, que acrescenta que em uma rede de franquia até para expandir a marca requer planejamento estratégico.
Empreender é saber planejar!
Ter um plano estratégico pode ser um diferencial competitivo do seu negócio. Mas para planejar de forma correta saiba como ter acesso a boas ferramentas e fique de olho em capacitar seus colaboradores, e até mesmo os gestores devem passar por atualizações.
Felipe lista algumas ações e ferramentas que possibilitam se destacar quando o assunto é empreender. Inclusive, algumas dessas estratégias já foram testadas pela própria Solário. Conheça:
– Analise o seu negócio: um importante passo é você criar um diagnóstico do perfil do seu negócio. Mas como faço isso? Analise como sua empresa está agora, e seja bem realista na sua avaliação. Identifique os valores da marca; a visão que sua empresa deseja tornar no futuro; as ameaças e oportunidades do ambiente externo da empresa; faça uma análise SWOT do seu negócio (identifique pontos fortes, fracos e ameaças); vantagens competitivas das empresas que competem com o seu negócio no mercado.
– Defina a missão da sua empresa: até grandes redes de franquias mundialmente conhecidas tem bem estabelecido a sua própria missão. Leve em consideração do porque existe sua rede de franquia e onde ela quer chegar. A missão é algo que deve ser amplo.
– Conheça as dores do mercado: investigue as possíveis ineficiências do mercado no segmento que atua e pense em soluções para esses problemas. Assim, é possível conhecer as dores do seu público-alvo e ter mais conhecimento do setor.
“Todo negócio, principalmente redes de franquias que necessitam de espaço físico, é essencial conhecer muito bem seus concorrentes, fornecedores e os próprios clientes, até mesmo para que o negócio cresça de forma gradual. Costumo falar aos franqueados para que eles tenham autonomia de também correr atrás e não ficar apenas estagnado esperando apenas pela franqueadora. O suporte da franqueadora é fundamental, mas a dedicação e empenho do franqueado é essencial para que a unidade dele cresça e prospere, e nada melhor que um planejamento estratégico para que ele mesmo conheça ainda mais seu próprio negócio”, finaliza Felipe.