Atualmente, os profissionais estão cada vez mais inclinados a buscar mudanças de carreira, impulsionados pela necessidade de novas experiências e crescimento pessoal. A demanda por diversificação profissional reflete a busca incessante por desafios e aprendizado contínuo – e essa situação aplica-se às vidas de Bruna Maio Cipriano, 32, e André Cipriano Neto, 36. Em fevereiro, o casal uniu esforços e inaugurou uma unidade física da TZ Viagens em Indaiatuba (SP).
Ambos operavam em áreas alheias ao setor do turismo. Por 13 anos, Bruna trabalhou na indústria de produtos para saúde; André, por sua vez, estava com carreira estabelecida há mais de 11 anos no âmbito de tecnologia de um banco, na área de operações.
Determinados, o casal optou por sair completamente da zona de conforto. “A gente precisa aprender coisas novas e evoluir. Se ficamos na zona de conforto, não fazemos nada de diferente; se não mudamos, não fazemos nada novo”, diz Bruna. André corrobora com a mentalidade da parceira: “não traz a dinâmica de aprender coisas novas, conhecer pessoas diferentes. Pode ser interessante para algumas pessoas, mas para mim nunca foi. Eu gosto de sempre estar em movimento.”
A mudança de área foi refém de algumas determinações: para André, a transição foi motivada, em parte, por uma paixão: “sou apaixonado por viajar e sempre montei as nossas viagens. Eu gosto de criar os roteiros, personalizá-los. Isso sempre me despertou”. Bruna, também entusiasta do turismo, decidiu embarcar nos sonhos do companheiro: “em setembro do ano passado, eu ainda estava na empresa; depois, migrei totalmente para trabalhar com o André, porque, na verdade, a TZ começou com ele.”
Ao final de 2022, o sonho tomou formas mais concretas, logo após conhecerem a TZ Viagens, a maior rede de franquias de agências de viagens multimarcas do Brasil. Em janeiro de 2023, compraram a franquia home based – cujo investimento correspondeu a R$ 7 mil reais – e em março iniciaram a operação. “A ideia era administrar em paralelo com o banco, mas em maio do ano passado eu saí daquele emprego para seguir 100% com o turismo”. No primeiro mês de funcionamento, atestaram que a decisão valeu a pena: ainda em março, recuperaram o valor do investimento.
Foram alguns os fatores que os fizeram optar pela compra de uma franquia TZ Viagens: “a franquia trouxe essa segurança de já ter uma estrutura. Já há todo um relacionamento com o fornecedor, treinamento e suporte que trazem uma bagagem já praticamente pronta. Sem esse suporte que a franqueadora nos dá, acho que demoraríamos muito para conseguir crescer”, afirma André.
Há, também, o diferencial da marca, caracterizado pelo suporte que entrega aos seus franqueados. Para os empreendedores, foi essencial ter suas dúvidas amparadas desde o início, além de treinamentos abrangentes e personalizados. Essa abordagem capacita os parceiros para alcançarem excelência em seus negócios. “São dois grandes diferenciais: a proximidade com o franqueado e a presença de fornecedores homologados com condições e negociações muito boas. Isso nos dá tranquilidade para trabalhar”, complementa.
A confirmação da satisfação do casal com a aquisição da franquia veio com o novo investimento que fizeram para seguir na área: no início do ano, foi inaugurada a unidade física da marca. Com a experiência home based, atenderam a média de 150 clientes.
Paulo Manuel, CEO da TZ Viagens, comenta a expansão de seus franqueados: “é extremamente gratificante testemunhar a confiança depositada por nossos franqueados em nossa marca. Atribuo parte desse sucesso ao suporte excepcional que fornecemos, colocando sempre em primeiro plano o sucesso de nossos parceiros comerciais. É o ato de prezar pelo bom resultado deles que nos faz crescer enquanto empresa.”
Já donos de certa experiência, Bruna e André aconselham quem deseja iniciar no ramo do empreendedorismo. Para ela, é necessário o depósito de energia nos objetivos que queremos fazer dar certo. “É preciso ter um planejamento e gostar do que quer fazer. Acho que a pessoa precisa ser apaixonada pelo empreendimento e pelo tema – esse é um primeiro passo. O segundo é ter estrutura financeira; sem planejamento, você não vai durar”, orienta André.
Por fim, de acordo com o casal, as palavras que norteiam a força motriz para iniciar um negócio são paixão, dedicação e estudo. “Estude muito, sem isso não é possível conseguir. Já tenho bagagem, experiência em viagens, mas sem estudo, no sentido do turismo e administrativo, não existe sucesso. Também é preciso ter apetite de risco”, finalizam.
Em 2023, a TZ Viagens encerrou com faturamento de R$ 171 milhões e para o final deste ano a previsão é de R$ 240 milhões.