Manter uma empresa ativa por anos no mercado infelizmente ainda é para poucos. Segundo a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo divulgada pelo IBGE, quase 80% das empresas brasileiras não sobreviviam até completar uma década de atividades mesmo antes da pandemia. A chamada taxa de sobrevivência das companhias tem diminuído ao longo dos anos.
Não é o caso da empresa Solário Piscinas, que no próximo mês de maio completa 34 anos de fundação, graças a um trabalho sério, muita dedicação e experiência dos seus fundadores que possibilitou transformar a venda de piscinas em uma empresa sólida.
Negócio em família
A Solário Piscinas é o resultado da iniciativa de empreendedores que, desde 1990, conquistaram um extenso know-how e experiência na área de piscinas. Após análise das tendências do mercado, trouxeram soluções para atender a forte demanda no segmento de lazer, oferecendo uma gama de opções em piscinas de fibra instaladas, spas, conjuntos filtrantes, aquecedores solares, produtos químicos e acessórios em geral.
A marca desenvolveu, com base em sua experiência no varejo, uma linha de piscinas exclusivas e inovadoras, as quais são fabricadas respeitando os mais altos padrões de qualidade. Atualmente, ocupa lugar de destaque e liderança no cenário nacional, por seus diferenciais de qualidade na fabricação e pós-venda de seus produtos.
Outro ponto positivo para a Solário é que ela é comandada pela família, um dos pilares do sucesso da marca no mercado. Essa união pelo negócio possibilita que seja passado de geração para geração.
A empresa tem sede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e passou por transformação e resolveu dar um novo passo, expandir através do franchising em 2017. Em sete anos de mercado, passou a empregar mais de mil pessoas indiretamente.
Ano desafiador
Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário, reflete que 2023 foi um ano muito desafiador para o setor de construção, porém cheio de novidades. Para se adaptar às mudanças que o mercado solicitava, mesmo em meio a algumas incertezas econômicas enfrentadas pelo país, a franquia buscou inovar nos tipos de piscinas e até mesmo explorar novas regiões.
“Saímos da nossa zona de conforto que vínhamos passando nos últimos anos, e fomos em busca de novos mercados. Analisamos com muita cautela o que o cliente queria, regiões com poucos concorrentes para abertura de mais lojas para então voltar a crescer com força, ou seja, plantamos em 2023 e já estamos colhendo esses frutos logo no início de 2024”, analisa o empresário.
Inovação em piscinas de fibra
Nos primeiros dias deste ano a Solário lançou a piscina de fibra de vidro revestida com cerâmica. Essa linha, segundo Felipe, busca atrair um público que até então não era atendido pela franquia, o da classe A.
“Essa linha traz toda a sofisticação e requinte da piscina de alvenaria, associada a praticidade de instalação da piscina de fibra de vidro. Pelo fato de a piscina sair da fábrica já totalmente revestida com pastilha de cerâmica e com sua estrutura pronta. Ou seja, o tempo de instalação varia em torno de 4 a 5 dias. Com isso, o tempo de obra reduz em até 85%, quando comparado ao processo de construção de uma piscina de alvenaria. Além disso, o cliente tem 10 anos de garantia na estrutura do casco da piscina”, diz o empresário.
Apesar do preço dessa nova linha ser em média três vezes mais caro que uma piscina de fibra tradicional, Felipe está muito otimista com o retorno que vem recebendo dos clientes e com a comercialização do novo produto.
Norte e Nordeste
A outra novidade tão aguardada pela franquia é que em janeiro deste ano entrou em operação a quarta fábrica da Solário. A rede, que já conta com três parques industriais localizados em Ibirá (interior de SP), Abadiânia (GO), e Teixeira de Freitas (BA), acaba de inaugurar mais uma fábrica, desta vez em Marituba (PA). A estimativa é que com as quatro fábricas operando possa atingir R$ 24 milhões no faturamento anual, e R$ 72 milhões em toda a rede.
“A região Norte foi nosso alvo, porque queríamos buscar um mercado no qual não atuávamos e nos quais tivesse menos concorrentes. Para isso, iniciamos uma parceria com investidores da região do Belém do Pará e antes mesmo de iniciarmos a fabricação na região, inauguramos quatro lojas na região Norte. Agora com a fábrica já em processo de fabricação pretendemos inaugurar mais oito lojas na região somente este ano”, afirma Felipe.
A fábrica de Ibirá é a que apresenta maior faturamento na rede, pois além de ser a primeira construída também é responsável pela fabricação e entrega de todas as lojas do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, oferecendo suporte a 24 lojas da Solário. Sendo este o maior número de lojas atendidas por fábrica. Em seguida está a fábrica da Bahia, que entrou em operação no início de 2023, e hoje entrega as piscinas para 10 lojas da rede, e logo depois vem a fábrica de Goiás, que atende 11 lojas, e agora a do Pará que tem capacidade para atender 6 lojas da rede.
Expansão dos negócios
A Solário hoje soma 51 lojas espalhadas pela região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Além de ter um investimento inicial mais baixo para quem quer empreender – a partir de R$ 107 mil, a empresa possui o diferencial de não cobrar taxa de franquia e royalties.
Para este ano o foco está na região Norte e Nordeste do país, para isso ocorrer de forma orgânica, a rede buscou novas parcerias nos estados do Pará, Maranhão e Bahia. Porém, Felipe enfatiza que ainda existem inúmeras possibilidades de expansão na região Centro-Oeste e Sudeste, inclusive nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O diretor executivo da Solário pontua que a partir do momento em que a empresa se tornou franquia em 2017, e começou a fabricar a própria piscina da marca, a empresa teve um crescimento exponencial, passando de 14 unidades em 2017 para 51 em 2024.
“Com a nova inauguração de mais uma fábrica, e ainda a possibilidade de contar com um produto de fabricação própria, junto ao suporte que oferecemos aos nossos franqueados, traz ao investidor muita segurança de iniciar um novo negócio, principalmente para aqueles que nunca trabalharam no setor de construção civil”, enfatiza o empresário. Em 2024, a Solário busca inaugurar ao menos 24 unidades.
Presente no Estados Unidos
Os Estados Unidos é o primeiro país no ranking mundial de piscinas, o que despertou o interesse da Solário em também alcançar um novo mercado. Apesar do setor de piscinas ser ainda novo por lá, há um grande potencial de venda.
Tanto que no ano passado a rede começou a atuar fora do Brasil e vem dando muito certo. A comercialização das piscinas ocorre através de um e-commerce. “Diferentemente da nossa cultura em expor piscinas ao ar livre, essa prática é proibida em alguns estados americanos. Sendo liberada a exposição somente em galpões fechados, até pelas condições climáticas, como tempestades e furacões.”
O processo de venda funciona da seguinte maneira: os representantes da Solário importam as piscinas ao país, e em seguida comercializam para empresas do setor de casa, construção e lazer, para que estes vendam aos clientes finais. Para que isso seja mais viável, eles trabalham com um estoque de piscinas, fazendo com que o tempo de venda e entrega seja menor.
Os países da américa latina, como Paraguai e Argentina também começam a despertar o interesse pela expansão da franquia.
“Estamos muito otimistas com o mercado, tanto nacional como no exterior. Para se ter uma ideia, janeiro foi muito melhor em vendas do que o último mês de dezembro, e fazendo uma análise dessas últimas conquistas para marca, acreditamos que 2024 tem tudo para se um ano muito animador, não somente para a franqueadora, mas também para os próprios franqueados, já que estamos em constante busca de novas estratégias para o crescimento deles”, finaliza o diretor executivo da Solário.