Instituto Visão Solidária realiza parceria com a PM de Cuiabá para doar óculos para crianças carentes

Com início marcado para março, a campanha Criança de Visão oferecerá consultas oftalmológicas e atenderá, inicialmente, a Escola Estadual Tiradentes e o projeto Xás Crianças

Normalmente, durante o ano letivo nas escolas, alguns pais e professores se queixam do desempenho escolar de algumas crianças. Porém, o que muitos não imaginam é que essa má performance pode estar atrelada a um sério problema, o da visão.

A miopia, hipermetropia, astigmatismo e o estrabismo são problemas de visão que podem afetar as crianças durante as aulas e, consequentemente, fazer com que elas tenham um estudo ruim, pois afeta a sua leitura e escrita. Esse problema tem uma solução, os óculos de grau. Mas muitas crianças, por conta da situação econômica da família, acabam não tendo acesso a consultas oftalmológicas e aos óculos.

Visualizando esse cenário, o Instituto Visão Solidária (IVS) – franquia do segmento óptico nascida em Cuiabá/MT – lançou o Projeto Criança de Visão, que tem como intuito doar óculos para crianças em vulnerabilidade social. “Temos o objetivo de atender mais de 350 crianças apenas em Cuiabá, neste primeiro momento. Além disso, vamos gerar envolvimento da comunidade escolar e resultados positivos que serão percebidos na educação e no bem-estar das crianças beneficiadas”, detalha o fundador e diretor executivo do IVS, Tony Cozendey.

Parceria com a Polícia Militar

Para desenvolver a campanha, o IVS fechou uma parceria com a Polícia Militar de Cuiabá que já desenvolveu diversos trabalhos sociais com adolescentes e crianças na capital do Mato Grosso.

“Tivemos uma reunião com o Coronel Vitalino e o Tenente Coronel Dias onde definimos uma estratégia que consiste em identificar adolescentes com problemas de visão. A equipe do IVS em harmonia com a PM será responsável pela organização e seleção dos candidatos que receberão os óculos”, detalha Tony.

De acordo com o diretor executivo da franquia, o programa está previsto para acontecer no dia 29 de março, a partir das 8h30. “Estamos finalizando os detalhes para agendar a consulta com o oftalmologista, a seleção das armações e, posteriormente, a entrega dos óculos.”

Locais escolhidos

Dois locais já foram escolhidos para participar do projeto, sendo a Escola Estadual Tiradentes e o projeto sociocultural Xás Crianças, porém a campanha será expandida para outras comunidades.

“A Escola Tiradentes possui cerca de 1150 alunos. Serão realizadas avaliações entre esses alunos para identificar aqueles que se encontram em situação financeira desfavorável. Já o projeto sociocultural Xás Crianças, atualmente, atende uma média de 450 pessoas, dentre crianças, adolescentes e adultos, realizando diversas atividades sociais”, salienta Cozendey.

Consultas

Tanto a escola como o projeto social já contam com um relatório do número de crianças de baixa renda, as quais serão submetidas à avaliação oftalmológica. Isso permitirá a identificação de problemas de acuidade visual.

“As consultas serão realizadas no ambiente escolar e os profissionais encarregados desses atendimentos incluem oftalmologistas, consultores ópticos, gerentes ópticos e toda a equipe IVS. Tanto as consultas quanto os óculos serão totalmente gratuitos”, comenta Tony.

A projeção da marca é doar mais de 500 óculos de grau – dependendo da demanda – para crianças em vulnerabilidade social apenas na cidade de Cuiabá durante o ano todo.

Problema que afeta o Brasil

Um estudo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), alertou para o avanço dos casos de miopia entre crianças e adolescentes. De acordo com o conselho, a taxa de progressão desse distúrbio visual cresceu em 70% dos pacientes de 0 a 19 anos a partir de 2020.

Através desse aumento de dificuldade visual nas crianças, muitas que não possuem condições de comprar óculos, acabam desistindo de suas atividades escolares, interrompendo uma etapa fundamental da vida.

O MEC (Ministério da Educação), identificou que cerca de 23% dos casos de abandono escolar estão relacionados a problemas de visão. Erros de refração não corrigidos, como miopia, astigmatismo e hipermetropia, são as principais causas de deficiências visuais em crianças com idades escolares, tanto no Brasil quanto no mundo.

Campanha em todo país

O IVS irá envolver todas as suas unidades franqueadas, que estão espalhadas por 13 estados brasileiros, na campanha “Criança de Visão”. A marca indica que, em média, cada franqueado contribua com a doação de cinco óculos por mês, totalizando 60 óculos por ano.

“Essa colaboração dos nossos franqueados será essencial para alcançar a meta de 20 mil pares de óculos. Também aconselhamos que cada um busque por clínicas locais, apresente o projeto para ressaltar o impacto social, buscando negociar consultas gratuitas para as crianças”, finaliza Tony.