O cenário do franchising de serviços tem testemunhado um impulso significativo, especialmente no segmento de healthcare, que abrange cuidados relacionados à saúde. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), este setor específico registrou um crescimento de 15%, no comparativo anual entre 2022 e 2023. Tal aumento não apenas reflete a crescente demanda pela prestação de atendimentos relacionados ao bem-estar, mas também evidencia a confiança dos consumidores nos modelos de negócios de franquias dentro desta área específica.
“Fizemos uma ampla pesquisa quando optamos por abrir uma franquia. Quando encontramos uma que equilibra a mistura do que procurávamos – qualidade, assistência e cuidado – soubemos que era a certa”, conta Leandro Nóbrega, empreendedor da Acuidar, rede de cuidadores especializados. O franqueado evidencia que inaugurou começou os trabalhos com sua unidade durante a pandemia, fator que exigiu cautela, tanto em relação a parte financeira quanto ao tipo de atendimento que seria prestado.
“Abrir um negócio na área da saúde demanda uma visão abrangente do alcance dos serviços”, conta Vitor Hugo de Oliveira, CEO da rede. “Não é apenas um atendimento. A qualidade deve se aplicar na organização da franqueadora, no auxílio aos franqueados e na prestação de assistência, considerando também o apoio às famílias e equipe”, conclui.
O médico reforça que, após entender esse processo, o sucesso de uma rede pode despontar. Como exemplo, sua marca aumentou em 145% o número de unidades no ano de 2023, com faturamento superior a R$86 milhões. A rede encerrou o período com mais de 2,1 milhões de assistências.
Essa expansão do franchising de healthcare reflete a busca contínua por conveniência, qualidade e expertise técnica por parte dos consumidores. Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, os franqueados estão encontrando oportunidades lucrativas ao fornecer serviços que atendam a essas necessidades em um formato acessível e padronizado.