Após um ano promissor como 2023, a Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, busca novos horizontes para expandir a rede. A franquia fechou o último ano com um faturamento de R$ 18 milhões e mais de 200 lojas implantadas em 21 estados brasileiros. Agora, a rede idealizada por Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena pretende dobrar o faturamento para 2024, com a abertura de mais 255 unidades, alcançando a marca dos R$ 38 milhões, com uma margem de 127,5% de crescimento até o final deste ano. Além disso, a franquia se prepara para iniciar um processo de expansão internacional. Desta vez, a rede busca entrar no mercado norte-americano para levar o conforto e a segurança dos minimercados autônomos com um toque brasileiro.
De acordo com Marcelo Villares, CTO da Minha Quitandinha, o projeto de expansão da rede dentro do país é baseado nas oportunidades presentes no setor. “Queremos ampliar cada vez mais a nossa atuação nos condomínios residenciais, principalmente com o potencial de mercado, em que estima-se ter mais de 400 mil condomínios que possam receber a infraestrutura necessária para implantar um minimercado autônomo”, compartilha. Para a dobrar a operação pelo país, o executivo pontua outros espaços para a chegada da franquia, como em áreas comerciais, corporativas e até em espaços de lazer. “Buscamos outros mercados e por isso, queremos expandir nossas operações para hospitais, clubes e empresas de todos os tamanhos”, afirma.
Já para o processo de internacionalização, os executivos planejam iniciar a primeira operação da rede nos Estados Unidos ainda em 2024. “Estamos estudando a nossa inserção no mercado, avaliando as necessidades do setor no exterior e compreendendo o perfil do público na localidade. Mas queremos entregar para os consumidores toda a expertise, tecnologia, conforto e conveniência que já desenvolvemos há mais de três anos no Brasil”, explica Villares.
Como pilar principal para o desenvolvimento da rede, a Minha Quitandinha investe no aprimoramento de ferramentas e tecnologias para fortalecer a presença no setor de minimercados autônomos. Para isso, a franquia prepara atualizações de softwares próprios, com a intenção de manter e aperfeiçoar o atendimento aos franqueados da marca e consumidores. “Trabalhamos para trazer novas funcionalidades com o uso da Inteligência Artificial (IA). Assim, facilitamos o processo de compra dos clientes e auxiliamos os franqueados em partes mais complexas do gerenciamento das lojas, como análises financeiras e precificação”, ressalta.
Segundo Villares, todo o crescimento da Minha Quitandinha é recorrente de um plano estratégico que visa o fortalecimento da franquia e a ascensão dos franqueados, a fim de desenvolver um ecossistema comercial rentável para quem deseja investir na rede. “Com base nas nossas projeções, 2024 será um ano promissor. Até hoje, seguimos à risca o plano que traçamos desde a fundação da empresa, de crescer ordenadamente, ajustando o trabalho e o desenvolvimento para atender os franqueados e os clientes finais. Agora, o nosso desafio é levar para mais lugares do Brasil e do mundo o nosso modelo de negócio”, finaliza.