O mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação positiva de 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam crescimento menor. De acordo com a mais recente pesquisa da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o desempenho foi alavancado pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, no qual o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2% (R$ 63,8 bilhões para R$ 72,878 bilhões).
A Clube Turismo – reconhecida como a maior e mais premiada microfranquia de turismo do Brasil, carimbou o 11º no ranking de maiores microfranquias da ABF, seguindo o segmento de Hotelaria e Turismo registrou crescimento de 16,4% em relação a 2023. O faturamento alcançado da rede em 2023 foi de R$193 milhões, um indicativo robusto do desempenho financeiro da Clube Turismo ao longo do ano. A projeção é totalizar 630 novos franqueados à rede, reforçando o compromisso contínuo com o crescimento e expansão. Já para o faturamento, a rede planeja atingir neste ano a marca de R$ 240 milhões.
A Clube Turismo foi a única rede de turismo entre as microfranquias e a única do segmento com variação positiva, de acordo com o estudo da entidade. “Nós estamos sempre pensando na melhoria de condições para os nossos franqueados e clientes e a nossa expansão demonstra o retorno desse bom trabalho e comprometimento ao longo dos anos”, afirma Ana Virgínia Falcão, CEO da empresa.
Todos os 11 segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior, indica a pesquisa da Associação. O terceiro maior avanço ficou com Hotelaria e Turismo (16,4%), também beneficiado pela forte retomada das viagens, do aumento do tíquete médio das viagens aéreas, da demanda reprimida, pelo retorno de eventos e lazer e novos formatos de operação via franquia.
Visando melhor refletir o panorama e movimentos das microfranquias (franquias cujo investimento inicial é de até R$ 135 mil), a ABF promoveu algumas mudanças no ranking deste ano. Primeiro, expandiu a lista, que agora conta com 20 posições, abrindo assim o intervalo de análise, mas ainda mantendo a relevância, visto que a última posição conta com mais de 300 operações. A segunda novidade foi incluir no ranking redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) com mais de 50% de operações microfranquias em sua rede, a fim de agrupar negócios com perfil mais próximo.