Cidades pequenas, muitas vezes, podem gerar algum preconceito por parte de investidores para a instalação de novas empresas. Isso acontece porque alguns empresários possuem uma visão restrita sobre regiões como essa, não visualizando a expansão do negócio nesses locais.
Porém, o que acontece é diferente e, atualmente, muitos municípios considerados pequenos estão sendo impulsionados por novas empresas. Esse movimento é responsável principalmente pelos moradores, que estão em busca de produtos e serviços de qualidade.
Outro ponto relevante é que nessas cidades a concorrência é relativamente menor, comparado aos grandes centros que podem estar saturados com diversas opções de negócio no mesmo segmento.
De acordo com sócio-diretor da Gigatron Franchising – rede especializada em software para gestão – Victor Ruiz, ao investir na marca em uma cidade pequena, o franqueado poderá ter o grande diferencial de ser um dos únicos a oferecer serviços relacionados à tecnologia.
“Ele poderá ser um dos primeiros a atender às necessidades da comunidade relacionado a serviços em software de gestão. Dessa forma, ele consegue criar uma base de clientes fiéis desde o início. Consequentemente, ele irá construir relações pessoais com seus clientes, criando um senso de pertencimento e fidelidade à sua unidade, se traduzindo em uma base de clientes engajada.”, comenta Victor.
Modelo de negócio indicado para cidades menores
Visualizando esse cenário, a Gigatron disponibiliza aos investidores um modelo de negócio para cidades menores. Essa modalidade é denominada de Plano Habitacional e conta com condições atrativas ao empreendedor.
“Esse modelo é ideal para cidades com até 100 mil habitantes para se tornarem mais competitivas. As unidades possuem custo fixo administrativo e licenças ilimitadas dos softwares GigaERP e GigaChef para os clientes na mesma cidade de atuação da franquia”, detalha Ruiz.
Victor ainda ressalta que o franqueado que optar por esse modelo irá gerar um faturamento maior, pois o valor que ele vender o produto para o cliente final, não irá ter repasse para a franqueadora.
Investimento e faturamento
Outro grande atrativo desse modelo para cidades pequenas é seu baixo investimento inicial e a possibilidade de trabalho home office. Com isso, o franqueado poderá trabalhar exclusivamente na franquia ou conciliar com algum outro trabalho e obter uma renda extra.
“Nesse modelo, o investimento é de apenas R$ 2.500, incluso taxa de franquia e capital de giro, com faturamento mensal de R$ 5 mil e lucro médio mensal de R$ 3.500. O retorno previsto do investimento fica entre 1 a 12 meses”, salienta o sócio-diretor da Gigatron.
Possibilidade de progressão
O modelo Plano Habitacional da Gigatron também pode ser utilizado como porta de entrada para o negócio, conhecendo tudo que a franquia oferece, se adaptando ao modelo e a vida como empreendedor. Após esse período, o franqueado tem a opção de progredir para outra modalidade.
“Essa opção mais enxuta poderá ser uma escola para o empreendedor, onde ele irá compreender na prática tudo que envolve a marca. Depois de adquirir o ponto de equilíbrio e evoluir como empreendedor, caso ele queira, poderá mudar para o modelo de negócio Cloud ou Software, que são opções mais completas e com maior poder de ganho”, conta Victor.
Expansão para municípios menores
Atualmente a Gigatron conta com 61 operações, sendo 12 unidades próprias e 49 franqueadas, espalhadas por 13 estados brasileiros, como BA, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, RJ, RS, RR, e SP. “A implantação pode ocorrer em qualquer região do Brasil, sem limitações populacionais”, finaliza Ruiz.