O brasileiro adora reunir os amigos e a família para as comemorações, e em um país de clima tropical, não é de se surpreender que o Brasil ocupe o segundo lugar no ranking de países com o maior número de piscinas.
Ele fica atrás dos Estados Unidos, segundo dados da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP) referente a 2022, que mostra que há mais de 3,2 milhões de piscinas instaladas em solo brasileiro. Sendo que as piscinas de vinil e de fibra são a grande preferência e tem 35% de participação cada, enquanto a de concreto conta com 30%. O modelo mais comercializado no mercado brasileiro, segundo a Associação, é o de 4 x 8 x 1,40m, com 34 mil litros.
Com um mercado que cresce a cada ano e tão lucrativo, as empresas investem cada vez mais em fábricas para ampliar o número da construção de piscinas, já que hoje elas são o desejo para boa parte dos brasileiros. Principalmente, além do clima favorável, já é possível encontrar piscinas de fibra com preço mais acessível e formas de pagamento facilitadas. Sem falar que ter uma piscina em casa se torna um investimento que valoriza ainda mais o imóvel.
Está entre as 5 maiores fabricantes
A Solário Piscinas – rede com mais de 30 anos no mercado – está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, e conta com três parques industriais localizados em Ibirá (interior de SP), Abadiânia (GO), e Teixeira de Freitas (BA). No próximo mês de janeiro está previsto para entrar em operação a fábrica em Marituba (PA) que está em processo de finalização para a inauguração.
Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário, revela que a fábrica de Ibirá é a que apresenta maior faturamento na rede, pois além de ser a primeira construída também é responsável pela fabricação e entrega de todas as lojas do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e por enquanto na região do Pará, oferecendo suporte a 29 lojas da Solário. Sendo este o maior número de lojas atendidas por fábrica. Em seguida está a fábrica da Bahia, que entrou em operação no início deste ano, e hoje entrega as piscinas para 10 lojas da rede, e logo depois vem a fábrica de Goiás, que atende 11 lojas.
Para este ano, a estimativa é alcançar faturamento de R$ 15 milhões somente com as três fábricas, e em 2024, com as quatro fábricas operando atingir R$ 24 milhões no faturamento anual.
Indústria movimenta a economia
Além de analisar cuidadosamente a região que busca instalar uma fábrica, a Solário leva em consideração os estados vizinhos e cidades que conseguirá atender. Uma fábrica também é significado de benefícios para a economia local. Um dos motivos é o fato de aparecer mais empreendedores interessados na franquia e o aumento na geração de empregos diretos e indiretos que haverá naquela região.
Felipe pontua que atualmente a Solário emprega em média 200 pessoas diretamente e mais 150 indiretamente. As fábricas representam apenas 15% desses empregos, a grande maioria está no varejo.
“A presença de uma indústria na região sempre acaba movimentando a economia regional, sendo ela com o emprego de mão de obra ou com compra de insumos e matérias-primas necessárias para o processo de fabricação”, pontua o diretor executivo que acrescenta que em média são fabricadas 200 piscinas por mês nas três fábricas que estão ativas. Com a unidade do Pará a meta é aumentar para mais 20% o número de fabricação.
33 anos de mercado
A Solário trabalha com diversos modelos e tamanhos de piscinas e dá uma garantia de até 10 anos na estrutura. A expectativa, segundo o diretor, é encerrar o ano com aumento de 15% nas vendas, em comparação com o ano passado.
A marca fabrica piscinas desde 1990, e hoje soma 52 lojas espalhadas pela região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, tendo a matriz em São José do Rio Preto/ SP. Além de ter um investimento inicial mais baixo para quem quer empreender – a partir de R$ 107 mil, a empresa possui o diferencial de não cobrar taxa de franquia e royalties.