A MPM Corpóreos S.A. (B3: ESPA3) – “Espaçolaser” ou “Companhia” – divulgou hoje (13/11) os resultados referentes ao terceiro trimestre de 2023 (3T23). A empresa registrou R$392 milhões de vendas totais da rede (system-wide sales), um aumento de 7% frente ao 3T22. No acumulado de nove meses, teve R$1,1 bilhão de vendas totais, alta de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Estes resultados foram impulsionados pelo ganho de 5,3% no indicador de vendas nas mesmas lojas (same-store sales) no trimestre e de 8,1% nos nove meses de 2023, sendo o sexto trimestre consecutivo de crescimento em same-store-sales.
“Os números do terceiro trimestre de 2023 refletem mais uma vez a consistência e solidez na execução de nossa estratégia de crescimento sustentável, evidenciando a resiliência e o empenho de nossas equipes, indicando que estamos no caminho certo, mesmo em meio a um cenário ainda desafiador, tanto do ponto de vista macroeconômico, como principalmente no setor de varejo”, ressalta Paulo Camargo, CEO da Espaçolaser.
A companhia manteve uma geração de caixa operacional robusta, que totalizou R$58,2 milhões no 3T23, revertendo o consumo registrado no 3T22, representando uma conversão de EBITDA em caixa de 120,4%. No acumulado, o fluxo de caixa operacional ajustado foi de R$162,5 milhões, com crescimento de 67,3% no período e conversão de caixa de 96,0%. Em relação à expansão, manteve o foco na abertura de novas franquias. No reflexo da continuidade da estratégia de crescimento em áreas com mercado de laser menos explorado, e com visão do potencial de expansão de lojas nesse formato, registrou a abertura de 13 franquias no trimestre e 42 lojas nos últimos 12 meses, totalizando ao fim do período 783 lojas no Brasil e 843 no grupo.
“Estamos determinados em continuar nossa expansão, considerando o potencial de mercado e demonstrando nosso compromisso com o fortalecimento de nossa presença no Brasil. Além disso, permanecemos focados na aquisição e fidelização de clientes, na eficientização de processos, e na jornada do cliente, para aprimorar sua experiência e aumentar a otimização e produtividade nas unidades”, explica Paulo Camargo.
Os índices de satisfação do cliente seguem disparado sendo a referência do setor, com novo crescimento no período, atingindo NPS de 87,0 em 3T23, e nota 8,7 (Ótimo) no Reclame Aqui. Esses resultados são reflexo também dos contínuos avanços em estratégia digital, com a realização de melhorias relevantes na jornada do cliente, principalmente no processo de agendamento pelo aplicativo da Espaçolaser, que teve um aumento significativo atingindo o patamar de aproximadamente 60% da base de clientes.
Na frente de ESG, além da renovação da Certificação Great Place to Work pelo 4º ano consecutivo ocorrida no 2T23, a companhia foi considerada como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Ranking GPTW Saúde 2023 na categoria Indústrias e Serviços, ficando entre as 10 melhores. Em linha com o compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão, recebeu o selo de Empresa Promotora de Impacto e Amiga da Inclusão Digital, pela Equalweb, e desde o mês de agosto de 2023, passou a integrar o IDIVERSA da B3, primeiro índice da bolsa brasileira focado em diversidade. “Este reconhecimento reflete a percepção dos colaboradores quanto ao nosso ambiente de trabalho e também em ações focadas em ESG, mas principalmente o esforço de todos nós para construir um ambiente organizacional cada vez melhor”, afirma o CEO Paulo Camargo.
Resultados Financeiros
A Espaçolaser apresentou uma receita líquida de R$234,3 milhões no 3T23, com crescimento de 2,9% na comparação anual. Nos primeiros nove meses do ano, totalizou R$738 milhões, aumento de 9,3% quando comparado com o 9M22. O lucro bruto foi de R$92 milhões no trimestre, e no acumulado, totalizou R$300,5 milhões, com crescimento de 13,5% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, e margem bruta de 40,7%, com ganhos de 1,5 p.p.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA, na sigla em inglês) totalizou R$48,3 milhões no trimestre, aumento de 15,2% e margem de 20,6%, com crescimento de 2,2 p.p. frente ao 3T22. Nos 9M23, o EBITDA Ajustado foi de R$169,2 milhões, com ganhos de 41,7% no período e margem de 22,9%, superior em 5,2 p.p. em relação aos 9M22.
Pelo terceiro trimestre consecutivo, a Espaçolaser registrou reversão de prejuízo, com lucro líquido ajustado de R$0,8 milhão no trimestre, frente a um prejuízo de R$16,9 milhões no 3T22, com ganho expressivo de margem líquida de 7,8 p.p. na comparação anual. No acumulado do ano, apurou lucro líquido ajustado de R$14 milhões, frente a um prejuízo de R$34,1 milhões em 9M22.
Ao final do 3T23, a companhia possuía uma dívida líquida de R$593,1 milhões, redução de R$173,1 milhões na comparação anual, levando a um nível de alavancagem de 2,49x no 3T23, considerando a relação dívida líquida/EBITDA Contábil excluindo o efeito contábil das empresas incorporadas e custos e despesas não recorrentes, patamar abaixo dos covenants da 2ª emissão de debêntures de 3,0x, e com redução considerável de 0,9x. no indicador em relação ao mesmo período do ano anterior.