Concluir uma formação na área da saúde, trabalhar no segmento durante um longo período e depois trocar tudo isso para ser sócio de uma empresa totalmente diferente do seu ramo, parece ser uma atitude muito fora da caixa. Porém, isso é uma tendência seguida por muitas pessoas.
Esse, foi justamente o movimento feito pelo Guilherme Pereira, 33 anos, que é formado em fisioterapia, mas atualmente é sócio proprietário da unidade da empresa Solário Piscinas – rede de franquias com mais de 30 anos no mercado de piscinas de fibra – em São José do Rio Preto/SP, além de fazer parte da equipe de expansão da marca.
“Eu nunca imaginei que um dia iria vender piscinas. Foi uma oportunidade que me foi oferecida e eu entrei de cabeça. Desde então não me vejo fazendo outra coisa, uma vez que estou cada vez mais satisfeito pessoalmente e profissionalmente. Apesar de saber que tinha um caminho muito promissor na fisioterapia, não me arrependo em momento nenhum em ter feito essa escolha”, conta Guilherme.
Início como fisioterapeuta
Pereira é natural de Rio Preto, mas se mudou para Uberaba/MG em 2009 para iniciar o curso de fisioterapia, concluído em 2014. Logo na sequência, em 2015, ele se muda para São Paulo/SP, para iniciar uma especialização, fazendo com que ele conquistasse seu primeiro emprego na área.
“Ao término da especialização fui convidado para trabalhar em uma clínica particular especializada em atendimentos de atletas amadores e profissionais. Na mesma época conheci minha esposa, que morava em Rio Preto. Começamos um namoro à distância, até que no ano seguinte ela foi morar comigo em São Paulo. Nesse período, naturalmente, conheci a família dela e os laços foram se estreitando”, detalha o empresário.
Em 2019, Guilherme juntamente com a sua esposa decidem voltar para o interior paulista. E foi durante esse momento que o seu sogro, Flávio Pirassolo Martinez, fundador da Solário, fez um convite para que ele trabalhasse na loja matriz da empresa.
Primeiros passos
Dessa maneira, ele aceitou o convite e iniciou sua jornada como funcionário na empresa em fevereiro de 2019.
“Resolvi entrar de cabeça e tentar absorver tudo que era possível. Tenho comigo que todo mundo pode aprender algo, desde que tenha vontade e se empenhe nisso. Meu cunhado Felipe Pirassolo Martinez (diretor executivo da Solário), foi fundamental, uma vez que também trabalhava na loja e vivia nesse mundo desde pequeno”, explica Pereira.
E de uma maneira muito rápida, em junho do mesmo ano, Guilherme conta que o Flávio decide passar a gestão da loja de Rio Preto para ele e o Felipe. “O nervosismo por minha parte era muito grande, afinal estava assumindo uma empresa com 29 anos no segmento, além de ser a matriz da marca. Mas com muito empenho, dedicação e humildade em saber que sempre estamos aprendendo, estou desde então à frente da loja, ao lado do meu cunhado.”
Desafios
O empresário relata que o desafio no início foi muito grande, pois estava aprendendo algo totalmente do zero. “Meu contato com a piscina era somente para lazer, não conhecia nada sobre a parte técnica, instalação, manutenção, muito menos sobre gestão de empresa e pessoas.”
Ele ainda ressalta que com força de vontade conseguiu superar as dificuldades. “Desde o início estava disposto a aprender o que fosse preciso, a parte técnica consegui entender com certa facilidade, mas o grande desafio de qualquer empresa é a gestão de pessoas e do negócio. Foi ouvindo a experiência do Flávio e do Felipe que consegui ir agregando conhecimento e trilhando meu caminho dentro da empresa.”
Guilherme ainda diz que apesar de não ter feito nenhum aporte de investimento na época, sabia que era essencial realizar uma excelente gestão. “Se não nos entregássemos por completo, sabíamos que o trabalho de 29 anos poderia ser perdido, o que era uma responsabilidade enorme, talvez até maior do que perder um investimento se tivesse feito.”
Nadando forte
Além de cuidar da gestão da loja matriz, Guilherme também passou a integrar a equipe de expansão da marca. Com isso, ele se divide entre a loja e as viagens para realizar a prospecção de novos franqueados, visitas a outras unidades em operação e também nas fábricas.
Outra ação que tem a sua digital é a internacionalização da Solário, que está sob o seu comando e já conta com uma unidade nos Estados Unidos. “Levar as nossas piscinas para outros países é uma frente que foi tomada e iniciada por mim. As dificuldades burocráticas são enormes, ainda mais quando se trata de Estados Unidos. Porém, isso é uma conquista muito grande para a marca e principalmente para mim”, afirma Pereira.
Família é o alicerce
A Solário Piscinas é uma empresa tradicionalmente familiar, passando de pai para filho, além de agregar mais familiares. Dessa maneira, Guilherme diz que para que o negócio flua bem é necessário ter tudo bem definido, para não misturar o profissional com o pessoal, que é o lado familiar.
“O fato de sempre estarmos juntos e discutindo sobre o assunto, facilita a troca de ideias e tomada de decisão, uma vez que respiramos isso. Por outro lado, o respeito às opiniões divergentes deve ser ainda maior, para que esses atritos naturais não interfiram nas relações pessoais. O respeito e humildade são os pilares que mantém qualquer relação interpessoal, principalmente quando se trata de um negócio familiar”, completa o empresário.
Faturamento e projeções
De acordo com Pereira, a expectativa é fechar 2023 com um faturamento de R$ 5,5 milhões apenas na unidade de Rio Preto. Já a previsão para toda a rede, até o fim deste ano, é de gerar uma receita de R$ 70 milhões.
“Em breve iremos inaugurar a nossa fábrica no Pará, o que facilitará a logística em toda região norte do país. Diante disso, a previsão é inaugurar mais 24 franquias no ano que vem, principalmente na região norte e nordeste. A projeção é que a rede alcance um faturamento de R$ 88 milhões no ano de 2024, com a abertura dessas novas unidades franqueadas e a nova fábrica”, finaliza Guilherme.