Empreender em cidades do interior do Brasil vem sendo a aposta de milhares de brasileiros na hora de abrir um negócio próprio. Além da qualidade de vida, maior segurança, tranquilidade e menos engarrafamento, as cidades longe das metrópoles têm revelado ser vantajosas para os negócios.
De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) edição 2023, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor, das 10 melhores cidades para empreender no Brasil, duas estão no interior, Joinville (SC) que ocupa o 2º lugar, e Niterói (RJ) em 5º lugar. O relatório apresenta os 101 municípios mais populosos do Brasil, e segundo a pesquisa, o Centro-Oeste registra 1 dessas cidades, o Nordeste, 6; Norte, 2; Sudeste, 22, e o Sul são 9 municípios. A pesquisa ainda aponta 27 capitais e 34 cidades que pertencem à região metropolitana.
É de olho no potencial do interior que a Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – mira a expansão dos negócios. Hiago Freitas, coordenador de expansão da Touti, conta que as cidades menores do interior são ótimos locais para investir, por existir um mercado amplo a ser explorado, uma vez que existem poucas unidades de franquias em operação.
Vantagens
O movimento de interiorização de franquias vem crescendo nos últimos anos, e fez com que até mesmo grandes redes fossem atraídas para as pequenas e médias cidades. São José do Rio Preto é um exemplo. A cidade no interior paulista com pouco mais de 464 mil habitantes é conhecida nacionalmente como o berço das franquias, onde nascem muitas franqueadoras e de lá expandem a nível Brasil.
Hiago pontua alguns fatores que considera essenciais para empreender no interior:
● Custos reduzidos: há gastos menores com despesas de aluguel, luz, água, serviços e até mesmo pagamento de salários, já que também representam uma quantia menor do que seria nas capitais;
● Menor concorrência: no interior costuma ser menos competitivo do que grandes centros e capitais, principalmente em segmentos de produtos e serviços que têm pouca ou nenhuma oferta local;
● Maior fidelização: cidades menores possibilitam uma proximidade maior com os clientes, por ser natural conhecer os moradores local, e assim aumenta a confiança, fidelização entre os consumidores e uma maior rede de relacionamento;
● Funcionários: a rotatividade dos funcionários costuma ser bem menor, além de um relacionamento mais próximo.
Mercado promissor
O Brasil possui o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão, segundo levantamento da empresa Euromonitor International. A Associação Brasileira da Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), aponta que somente nos últimos cinco anos (2018 – 2022), o crescimento desse setor foi de 560% em relação aos períodos anteriores.
Somente no ano passado a Touti cresceu 56% em número de unidades, e para este ano a rede projeta encerrar com aumento de 35%.
Negócio barato e atrativo
A Touti nasceu em 2014 e figura entre as microfranquias que mais cresceram, tendo seu número dobrado mesmo durante a pandemia. A rede conta com quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes de fabricação própria com tecnologia importada, desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação.
Para expandir pelo interior, Hiago acredita que os modelos quiosques full e smart são muito bem aceitos para quem quer começar empreender, principalmente devido ao baixo valor de investimento.