A Minha Quitandinha, franquia de minimercados autônomos que há quase três anos leva segurança e conveniência a consumidores em complexos residenciais ou comerciais, investiu em torno de R$ 900 mil para implantar um software próprio em todas as suas 200 unidades. A expectativa da rede é um incremento de 50% na receita da franqueadora, além de proporcionar uma economia de 70% aos franqueados, já que não terão mais que desembolsar cerca de 10% com sistemas terceirizados.
No novo software estão hospedadas duas soluções: QPay, aliado ao cliente final na hora da compra; e QDash, responsável por desburocratizar as atividades administrativas e promover uma visão estratégica em 360º do empreendimento. O QPay permite que o franqueado tenha um sistema de compra e pagamento no formato híbrido, tanto via aplicativo pelo celular com cartão de crédito cadastrado quanto por self-checkout, isto é, em um totem com leitor de código de barras e opções de pagamento via crédito, débito e pix.
Para os consumidores que optarem pelo uso do aplicativo, a plataforma apresenta um sistema de geolocalização no qual é possível identificar as lojas mais próximas, além de, em breve, contar com a opção de carteira digital e o benefício de cashback, com descontos que podem variar de 5% a 15% nas próximas compras. “A nossa proposta é promover uma jornada digital alinhada ao físico, já que há clientes que preferem não ter os dados do cartão cadastrados em um aplicativo. Enquanto os que não dispensam as facilidades de resolver tudo pelo smartphone têm a oportunidade de desfrutar de algumas inovações financeiras. Desta maneira, a solução atende a todos”, diz Marcelo Villares, CTO da Minha Quitandinha.
Já o QDash funciona como um dashboard de gestão de toda a loja e, por ele, o franqueado tem um raio-x completo do negócio. É possível fazer o controle das vendas, gerenciamento do fluxo de caixa e estoque, além de previsibilidade de compra por meio de um Centro de Distribuição virtual, que auxilia na sugestão de precificação com base na categoria do produto. A solução tem integração com a franqueadora, o que torna os repasses de royalties automáticos e os processos burocráticos descomplicados.
White label: automatização do varejo em locais controlados
Atualmente, varejo e tecnologia andam lado a lado. Segundo informações divulgadas pela Cortex, líder em inteligência de vendas B2B na América Latina, em agosto de 2022, o segmento é um dos que mais investem em recursos tecnológicos com foco no crescimento do negócio, seguido pelo setor de serviços. Ao todo, a consultoria analisou 1,1 milhão de empresas, das quais 24,9% apresenta um alto investimento no digital, 65% médio e 25% baixo.
É neste contexto que a Minha Quitandinha assume o pioneirismo de contribuir com o impulsionamento da automatização no mercado varejista brasileiro, disponibilizando seu software com as soluções QPay e QDash por meio de uma parceria white label para pequenos e médios empreendedores ou para redes de minimercados automatizados que não possuem tecnologia própria. A princípio, o software é indicado para estruturas de varejo em locais controlados, tais como lojas e quiosques, já automatizadas ou que necessitam de automatização, dentro de shoppings, academias, aeroportos, hotéis, entre outros.
Para o lojista apostar sem medo no software oferecido pela Minha Quitandinha, vale destacar que a tecnologia está hospedada nos servidores da Amazon, que por sua robustez minimiza as chances de lentidão e pane no sistema em caso de sobrecarga de uso. Além disso, conta com parcerias de pagamento da Getnet (do Banco Santander) e Pagseguro (do UOL) e de emissão de notas do e-Notas, capaz de emitir notas fiscais em todas as cidades do país devido às especificidades de tributo em cada município.
“Estamos oferecendo uma alternativa mais leve, econômica e segura ao segmento, que ainda carece de tecnologia de ponta. O software com as duas soluções já está disponível para aluguel, sendo que as máquinas de self-checkout também podem ser adquiridas. Por meio do white label, toda a comunicação visual pode ser adaptada para a marca do lojista. Além disso, o empreendedor que desejar evitar furtos tem a opção de realizar o travamento da porta da entrada da loja, limitando a apenas usuários cadastrados no aplicativo que a desbloqueiam via QR Code, por exemplo”, revela o CTO.